Pergunta:
Estou a reparar, não sem alguma surpresa, que os dicionários da Porto Editora e Priberam não contemplam o adjetivo "rócheo", que julgo ser sinónimo de rochoso. Estou a ver mal?
Deparei com este problema em virtude de ter visto o termo escrito com acento numa obra que segue a grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
Leva acento, não leva? E, mais importante: o termo existe?
Resposta:
Rócheo é palavra raramente dicionarizada, mas encontra registo, por exemplo, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado.
No quadro das regras da morfologia do português, pode formar-se rócheo por derivação de rocha, tal como pétreo deriva de pedra (com pequena alteração fonética devido a interferência erudita). É verdade que raramente se encontra registo de rócheo, nos dicionários, como raras são as suas atestações.
Contudo, rócheo encontra abonação num conto de Mia Couto, "O amante" (Na Berma de Nenhuma Estrada e Outros Contos):«Depois, tombou em si, debaixo dos próprios ombros, esgotado. Ficou assim, nebulado e rócheo, durante longos momentos.»
Note-se que o acento gráfico de rócheo, como o de pétreo, não foi alterado pela atual norma ortográfica. Por outras palavras, o sufixo -eo tem um acento tónico associado que é sempre recebido pela última sílaba da base de derivação e desde há mais de 80 anos – cf. pétreo no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de 1940 – é representado pelo acento agudo ou pelo acento circunflexo, conforme se aponta no Dicionário Houaiss:
«[-eo] o...