Textos publicados pelo autor
O termo maternagem
Pergunta: Muito obrigada por todo o trabalho que desenvolvem. Sempre que tenho uma dúvida, venho ao vosso site. E isso significa todas as vezes que leio em português [...].
A minha questão é a seguinte: tenho lido a palavra maternagem, juntamente com a palavra maternidade, em textos do Brasil. Percebo, pelo contexto, a diferença emtre estas duas palavras, mas será que se poderá usar a primeira em Portugal? É aceite ou ainda visto com um "estrangeirismo"? Começa a ser usada? Talvez com o tempo...
Muito obrigada e...
Um adjetivo derivado de gíria
Pergunta: A partir de clima, forma-se o adjetivo climático.
Será que, a partir de gíria, podemos formar o adjetivo "giriático"?Resposta: Não se recomenda a forma "giriático".
Atendendo a critérios históricos, não existe associada a gíria um radical com a forma "giriat-".
O caso de "clima" é diferente, porque climático é formado com a base radical climat-, que tem origem no genitivo da forma grega...
A palavra latina qua
Pergunta: Gostaria de saber como devo compreender o significado da expressão «qua literatura» na frase «A literatura, qua literatura, sofre de um processo genético e evolutivo interno à própria literatura».Resposta: É uma forma latina que significa «na qualidade de» ou «como tal».
Note-se, porém, que é um latinismo empregado na língua inglesa, mas pouco usado em português....
O verbo tisicar
Pergunta: Qual o significado da expressão «ele gosta de ficar tisicando»?Resposta: No contexto em questão, tisicar significa «importunar».
Trata-se de um verbo, derivado de tísico, «que sofre de tísica, tuberculoso», que na sua origem significa «tornar/ficar tísico» e se usa também figuradamente nas aceções de «importunar, mortificar, arreliar» (cf. Infopédia, Priberam e dicionário Aulete).
Regista-se também o sinónimo entisicar (cf....
Critério para definir rima
Pergunta: Pode considerar-se que existe rima entre as palavras vivida e pensada?Resposta: A relação sonora que se possa estabelecer entre vivida e pensada não chega a constituir uma rima. Com feito, falta um elemento importante, que é ocorrer o mesmo som vocálico a partir da última sílaba tónica dos versos que rimam.
Por exemplo, em duas estrofes do poema do jogral medieval Martim Codax:
Eno sagrado, en Vigo,bailava corpo velido:amor hei!
En Vigo,...
