Textos publicados pelo autor
Disjuntivo, conjuntivo e adjunto
Pergunta: Considerando que a Porto Editora considera disjunção como substantivo correspondente ao verbo disjungir, pergunto se deveremos relacionar o adjetivo disjuntivo e o substantivo disjuntor com o verbo disjungir ou disjuntar?
Por analogia, deveremos considerar conjunção como substantivo correspondente ao verbo conjungir?...
O topónimo Benlhevai (Trás-os-Montes)
Pergunta: Recentemente descobri que existe uma localidade denominada Benlhevai em Bragança, porém nunca vi outra palavra com a sequência -nlh-.
Este topónimo está de acordo com as regras vigentes do português? E existem outras palavras com esta sequência de letras?
Obrigado.Resposta: Dentro da mesma palavra, é de facto uma sequência inusitada, mas foneticamente é possível, por exemplo, quando o pronome lhe se segue a ditongos nasais:
(1) Que bem lhe vai a...
A grafia de avos
Pergunta: Escreve-se "um quinhentos avos", "um quinhentos-avos" ou "um quinhentavos"?Resposta: O numeral fracionário avos escreve-se como palavra separada, sem hífen: «um quinhentos avos»
Assim se escreve, por exemplo, na Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian, vol.1, 2013, p. 940). Também no Código de Redação Interinstitucional para a União Europeia se apresenta avos como forma que ocorre como palavra gráfica autónoma, sem hífen....
A expressão «cair em cima»
Pergunta: Como costumo fazer traduções, questiono-me geralmente sobre o núcleo de significado de várias expressões na minha língua.
A última que me veio à cabeça foi «cair em cima de», que, segundo julgo, significa «censurar castigando a entidade em causa». Porém, tenho as minhas dúvidas.
É este mesmo o significado da expressão em apreço? E, se assim for, significa, então, que «cair em cima de» encerra sempre uma conotação negativa, cáustica e pejorativa?
Obrigado pela atenção.Resposta: Nos dicionários aqui...
Trema!
