Carla Viana - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Viana
Carla Viana
29K

Carla Viana é licenciada em Linguística e mestranda em Linguística Computacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Gostaria de saber qual a razão do termo «jogo de lençóis» para os conjuntos de lençóis de cama. Muito obrigado pela vossa disponibilidade.

Resposta:

O substantivo jogo por metonímia pode referir-se ao valor ou conjunto de peças ou cartas recebidas no jogo por um jogador. Por analogia com esta acepção, pode jogo referir-se a conjunto de objectos de mesma natureza. Por exemplo, «jogo de facas», «jogo de pneus», «jogo de chá», «jogo de toalhas», etc. O termo jogo de lençóis pode ainda ser substituído pelo termo jogo de cama referindo o conjunto de peças utilizadas como roupa de cama (lençóis e fronhas).

Pergunta:

Gostaria de saber a família das seguintes palavras: céu, aldeia e cidade.

Resposta:

A família de palavras inclui todas as palavras que se agrupam em torno de um radical comum, e que são formadas pelos processos de derivação ou de composição.

Após consultados alguns dicionários gerais de língua portuguesa (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, e Houaiss da Língua Portuguesa), bem como a base de dados morfológicos Mordebe, verificou-se que palavras registadas que constituem a família da palavras céu, aldeia e cidade são as seguintes:

céu: arranha-céus, céu-aberto, céu-da-boca, queijinho-do-céu, sobrecéu, toucinho-do-céu

aldeia: aldeamento, aldeante, aldeã, aldeão, aldear, aldeola, aldeota, aldeado
aldeano, aldeense e talvez aldegar (cf. Dicionário Houaiss).

cidade: cidadania, cidadão, cidadã, cidade-dormitório, cidade-estado, cidade-jardim, cidadela, cidade-museu, cidade-satélite, cidade-luz, cidade-universitária.

Pergunta:

Estou atrapalhado com os trabalhos da minha filhota e preciso de ajuda.

É o seguinte: palavras pertencentes à família de rua, lixo e felicidade.

Desde já muito obrigado.

Resposta:

De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, uma família de palavras designa o conjunto de palavras que partilham um radical comum. Estas palavras podem ser formadas pelos processos de derivação ou de composição e estão relacionadas etimológica e morfologicamente com o seu radical.

De acordo com os dicionários consultados, bem como com a base de dados morfológica Mordebe, as palavras pertencentes à família de rua são:

arruadeiro, arruaceiro (o mesmo que ruaceiro), arruado, arruador (o mesmo que ruador), arruamento, arruar, arruaça (o mesmo que ruaça), arruaçar, arruaçado, arruaçador, arruação, ruela, rueiro.

Relativamente à palavra lixo, pode considerar-se como palavras da sua família as palavras lixoso, lixeira, lixeiro e lixento. Também se pode considerar a palavra composta

Pergunta:

Quais as palavras da família de chuva?

Resposta:

A palavra chuva apresenta a seguinte família de palavras: chuva-criadeira, chuvada, chuva-de-caju, chuva-de-caroço, chuva-de-rama, chuva-de-santa-luzia, chuva-dos-cajueiros, chuva-dos-imbus, chuvão, chuvarada, chuveirão, chuveiro, chuvinha, chuvisco, chuvisqueiro, arco-da-chuva, capa-de-chuva, chuva-de-ouro, chuvada, chuvasco, chuveiro, chuviscar, chuvinha, chuvinhar, chuvisco, chuviscoso, chuvisqueiro, guarda-chuva, manda-chuva, pára-chuva, sanguechuva, chuvão, chuvenisca, chuvilho, entre outras.

Pergunta:

Gostaria que me esclarecessem, por favor, qual a forma correcta de utilizar a palavra "censos". Quando é que é plural ou singular? Será mais correcto falar em "censo" ou "censos"? Digo «Gabinete do Censo», «do Censos» ou «dos Censos»?

Muito obrigada pela atenção.

Resposta:

A palavra censo provém do latim census («recenseamento; lista ou rol das pessoas e dos bens feito pelo censor»). Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências, o substantivo masculino censo historicamente refere-se ao «recenseamento periódico dos cidadãos, entre os romanos, que continha a indicação dos bens, a residência com o fim de estabelecer a base do imposto, o serviço militar e a organização política do Estado». Actualmente, censo refere-se à contagem geral da população de um país, de uma região, de uma comunidade; ou operação estatística destinada a recolher, de forma exaustiva, dados sobre todas as unidades estatísticas incluídas num universo a estudar.

A palavra censo tem como plural censos e quando nos referimos ao gabinete de coordena os censos geralmente diz-se:

«Gabinete dos Censos (do INE)»

«Os censos sobre a população e a habitação são fundamentais para informar o governo e as autarquias locais.»

Dito isto, parece-nos que a consulente faz alguma confusão entre o plural português censos e o singular census, que é palavra latina. Se assim é, o termo em latim deverá ser usado em itálico ou entre aspas, tendo sempre em mente tratar-se de um singular: «o Gabinete do Census».