Textos publicados pela autora
O verbo ver com complemento oblíquo
Pergunta: No excerto:
«O último elemento do grupo, o narrador, não era tão sonhador como os outros e, por isso, não via forma nenhuma naquela nuvem. Para não ficar mal perante os outros, ele afirma que vê um hipopótamo. Perante tal afirmação, toda a gente ficou espantada.»
As classes e subclasses das palavras via e para são, respetivamente, verbo principal transitivo direto e indireto (seleciona complemento direto e complemento indireto) e conjunção subordinativa...
Ir com gerúndio
Pergunta: Não encontro informação nas gramáticas sobre a perífrase ia+gerúndio em contextos como «um míssil ia apanhando Zelensky», quer dizer, com o valor de que esteve quase a apanhar o tal.
Podem dar uma ajudinha?Resposta: Algumas gramáticas tratam esta construção na secção dedicada aos verbos auxiliares do português. É o caso da Gramática do Português, coordenada por Eduardo Raposo (p. 1276).
Aí pode ler-se que o auxiliar ir pode construir-se com verbo principal no...
Ato ilocutório diretivo: «Precisamos de descobrir...»
Pergunta: A frase «Precisamos de descobrir a gramática da bondade.», retirada de O pequeno caminho das grandes perguntas. (Porto: Quetzal, p. 77), de José Tolentino Mendonça, concretiza um ato de fala compromissivo ou diretivo?
Obrigada pela vossa atenção.Resposta: Sem outro contexto, o enunciado apresentando configura um ato ilocutório diretivo.
Um ato ilocutório compromissivo compromete o locutor com a realização futura de um estado de coisas, surgindo este como a entidade controladora dessa mudança....
Rogar com oração subordinada substantiva completiva
Pergunta: Gostaria que me esclarecesse qual constitui um melhor uso da lingua: a frase «Rogou a Deus para que lhe desse saúde», «Rogou a Deus para lhe dar saúde» ou «Rogou a Deus que lhe desse saúde». Será que as frases são todas aceitáveis?
Grata pela vossa disponibilidade.Resposta: A frase preferível será a que inclui uma oração completiva introduzida por que:
(1) «Rogou a Deus que lhe desse saúde.»
De acordo com Celso Luft, no Dicionário prático de regência verbal, é má regência a construção...
