Textos publicados pela autora
«Cambraia de um beijo», «cidade a ponto luz bordada»
Pergunta: Na canção "Lisboa, menina e moça" de Carlos do Carmo, gostaria de saber o significado dos seguintes versos: «Na cambraia de um beijo» e «cidade a ponto luz bordada».
Agradeço desde já o vosso trabalho.Resposta: Ambos os versos têm um sentido metafórico, pois assentam numa «associação de semelhança implícita entre dois elementos», transpondo sentidos de uma palavra / expressão para outra (cf. E-dicionário de termos literários).
E o que acontece em «Na cambraia de um beijo», expressão que associa a...
«Sobre ele» vs. «sobre si»
Pergunta: Quando não há verbo depois, usa-se, de acordo com a norma padrão portuguesa, o pronome ele ou si, neste caso: «o predomínio exercido sobre ele», ou «sobre si»?
Muito obrigado!Resposta: As duas opções estão corretas.
O pronome pessoal com a forma si usa-se como complemento de preposição tanto na 3.ª pessoa do singular (masculino ou feminino) como na 3.ª pessoa do plural (masculino ou feminino). De uma forma geral, a forma...
Paradoxos: «Ando sem me mover, falo calado»
Pergunta: «Ando sem me mover, falo calado, O que mais perto vejo se me ausenta»
Nos versos 1 e 2, há presença de paradoxo?
«Falo» no verso 1 e «vejo« no verso 2 constituem uma sinestesia mesmo em versos diferentes?
Obrigado.Resposta: Os versos apresentados integram o poema «A uma ausência» de António Barbosa Bacelar (1610-1663). Neles é possível identificar dois paradoxos, não estando presente a sinestesia.
No primeiro verso, podemos considerar a existência de dois paradoxos, uma vez que o poeta explora a oposição...
O uso de «preocupar-se com»
Pergunta: Visto que o verbo preocupar(-se) rege a preposição com antes de substantivos, a seguinte frase tem de obrigatoriamente ser «Doroteia, na verdade, está preocupada com se Dante não está sentindo sua falta», ou, neste caso, podemos dizer simplesmente «Doroteia, na verdade, está preocupada se Dante não está sentindo sua falta»?
E por qual motivo?Resposta: A frase apresentada em (1) poderá não ser aceitável por várias razões.
Antes de mais, a preposição...
O conector «nesse cenário»
Pergunta: Gostaria de saber qual a função sintática de conectivos como «nesse cenário», «nesse contexto», «nesse diapasão», «nesse viés», «nessa perspectiva», «nesse âmbito», etc.
Vejo que algumas pessoas os comparam ao conectivo «nesse sentido», classificado por Othon M. Garcia como de valor conclusivo. Contudo, me parece que têm mais um caráter de retomada, de reafirmação, de ligação, semelhante ao da conjunção aditiva e.
Na minha opinião, num argumento lógico, silogístico, esses...
