Textos publicados pela autora
A expressão «não fazer (a coisa) por menos»
Pergunta: Gostaria que me explicassem o significado da expressão «Tu não fazes a coisa por menos», se possível dando exemplos.
Obrigado.Resposta: A expressão idiomática «não fazer por menos» usa-se para introduzir a ideia de um limite abaixo do qual não se passa. A esta ideia associa-se também um valor de brio/qualidade (n)daquilo que é feito.
Eis alguns exemplos:
(1) «A festa organizada pela Joana foi fantástica. Ela não faz as coisas por menos.»
(2) «O Luís teve 18 valores a todas as disciplinas. No que toca aos estudos,...
A expressão «à fé de quem sou»
Pergunta: Num livro que li recentemente, aparecia o seguinte diálogo:
«As águas já entraram – gritou Smugs – Voltemos para trás e refugiemo-nos no ponto mais alto. À fé de quem sou, o mar esvazia-se todo para dentro das minas!»
Qual o significado da expressão «À fé de quem sou»? Será equivalente a dizer «Juro por mim»?Resposta: A expressão «à fé de quem sou» poderá significar «juro», como refere o consulente. Poderá também ser equivalente a «acreditem no que vos digo», «é certo que» ou «por minha honra», como se verifica na...
Modalidade apreciativa: «A grande vantagem... está em...»
Pergunta: Agradecia a vossa ajuda na identificação da modalidade da frase: «Mas a grande vantagem do livro e da leitura está na demonstração da imperfeição humana.»
Será modalidade apreciativa ou epistémica com valor de certeza. Porquê?
Muito obrigada.Resposta: Podemos considerar que a frase apresentada configura o recurso à modalidade apreciativa.
A modalidade apreciativa apresenta uma apreciação ou um juízo de valor do locutor relativamente ao conteúdo do seu enunciado. Assim, na frase em apreciação, poderemos...
Negociação
Do ato mercantil ao diálogo
Crónica da professora Carla Marques dedicada à palavra negociação, no âmbito das difíceis negociações entre a Ucrânia e a Rússia, no contexto da guerra entre estes dois países, explora-se uma palavra fulcral, cujos primeiros sentidos se desenvolvem no âmbito mercantil para depois evoluírem para o plano da comunicação. ...
«Para mim» como predicativo do sujeito
Pergunta: Gostaria, se possível, que dissertassem um pouco sobre o predicativo do sujeito na seguinte frase «Esse bolo é para mim».
Sabendo que o predicativo é uma característica do sujeito, como defender a ideia de que «para mim» é uma característica de «esse bolo».
Certo do auxílio, agradeço.Resposta: O verbo copulativo pode combinar-se com predicações de várias naturezas: de base nominal (1), de base adjetival (2), sintagma preposicional (3) ou sintagma adverbial (4):
(1) «O João é um homem forte.»
(2) «O João é...
