Textos publicados pela autora
Abençoar e bendizer
Pergunta: Qual é a diferença entre abençoar e bendizer?Resposta: De uma forma geral, os verbos são sinónimos, podendo ser ambos usados com o sentido de «lançar bênção a»1.
Poderá, não obstante, existir uma diferença na frequência de uso dos verbos relativamente a alguns dos seus significados. Abençoar tem maior amplitude de significação e é usado frequentemente com o sentido de «dar a bênção (divina)» ou de «bem-fadar / glorificar».
(1) «O sacerdote...
Transtorno e transtornos
Pergunta: Após conversa com uma colega de trabalho, ficamos na dúvida se, por exemplo, em e-mails, o correto é escrever-se «lamentamos os transtornos causados» ou «lamentamos o transtorno causado».
Neste sentido, solicitava esclarecimento.Resposta: As duas opções são aceitáveis, embora traduzam sentidos ligeiramente diferentes.
Os nomes que designam situações abstratas, como sentimentos, e que não são contáveis (isto é, que habitualmente não se quantificam, como acontece em «*dois medos»), são...
Benevolência vs. bondade
Pergunta: Será que há diferença entre benevolência e bondade?Resposta: As palavras podem ser usadas com um sentido equivalente de «desejar fazer bem aos outros»1:
(1) «A sua bondade levava-o a ajudar muitas pessoas.»
O sentido de bondade poderá, eventualmente, ser mais amplo do que o de benevolência, abarcando os sentido de «disposição natural para o bem» ou de «boa índole»:
(2) «Ele é a bondade em pessoa.»
Bondade surge...
«Ao contrário» e «pelo contrário»
Pergunta: Quando é que devemos usar «ao contrário» e «pelo contrário»?
E qual é o valor das preposições a e por nas expressões?
Muito obrigada!Resposta: Nem sempre é fácil distinguir os contextos de uso das duas locuções e, em diversas situações, elas são mesmo equivalentes.
A locução «ao contrário de» é usada normalmente para expressar a oposição de algo, sendo equivalente a «contrariamente a», «ao invés de», «em oposição a»1:
(1) «Ao contrário do que tinha dito, ele não...
