Pergunta:
De acordo com a TLEBS, a distinção entre campo semântico e lexical diverge. Sendo campo semântico o conjunto de palavras que ganham diferentes sentidos dentro de contextos diversificados — exemplo: «peça de automóvel», «peça de teatro», «peça de bronze», «és uma boa peça», «uma peça de carne», etc., e campo lexical, conjunto de palavras relacionadas com outra, por exemplo: mobília — cadeira, mesa, banco, etc. Perante isto como devo ensinar os meus alunos?
Resposta:
Deve ensinar o que consta do Dicionário Terminológico, a saber:
— campo lexical: «Conjunto de palavras associadas, pelo seu significado, a um determinado domínio conceptual. O conjunto de palavras jogador, árbitro, bola, baliza, equipa, estádio faz parte do campo lexical de futebol.»
— campo semântico: «Conjunto dos significados que uma palavra pode ter nos diferentes contextos em que se encontra. Campo semântico de peça: "peça de automóvel", "peça de teatro", "peça de bronze", "és uma boa peça", "uma peça de carne", etc.»
Sobre a fase mais recente do percurso da actualização terminológica para os ensinos básico e secundário, ver «Textos relacionados».