Pergunta:
A minha dúvida é se a palavra maldizer é uma palavra derivada, sendo mal um prefixo ou se se trata de uma palavra composta. O mesmo em relação a palavras como mal-agradecido, mal-humorado...
Grata pela atenção.
Resposta:
A palavra maldizer, como todas as outras formadas com o elemento de composição mal-, é uma palavra composta e não derivada.
Antes de mais, se procurarmos a entrada de mal num dicionário, veremos que se trata de um advérbio de modo, com vida e significado autónomos. Pelo contrário, um prefixo não tem vida própria, e aparece sempre associado a uma palavra primitiva. Por outro lado, se também pesquisarmos a entrada de mal-, verificaremos que se trata de um «elemento de composição» [tal como contra-, loc(o)-, mes-, etc.], e não de um «prefixo», como no caso de co-, in-, super-, etc.
Vejamos a explicação para a formação de palavras por composição dada pela Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Cunha e Cintra (1984: ):
«A rigor, poderíamos até discernir as formações em que entram prefixos que são meras partículas, sem existência própria no idioma (como des- em desfazer, ou re- em repor), daquelas de que participam elementos prefixais que costumam funcionar também como palavras independentes (assim: contra- em contradizer, entre- em entreabrir). No primeiro caso haveria DERIVAÇÃO; no segundo, seria justo falar-se em COMPOSIÇÃO. (...)
Quanto à classe gramatical dos seus elementos, uma palavra composta pode ser constituída de:
1.º) SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO: porco-espinho (...)
2.º) SUBSTANTIVO + ADJECTIVO: amor-perfeito ...