As emissões de 7 a 10 de fevereiro (segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50*) de Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho e transmitido pela Antena 2, são dedicadas à música. O convidado é António Victorino de Almeida, músico, compositor, escritor e cineasta português.
António Victorino de Almeida (nascido em 1940), o maestro que nunca estudou regência, nem é chefe de orquestra, explica porque é que todos o tratam por «maestro» e fala das palavras da música e outras tantas histórias. O convidado critica o uso das palavras maestrina e tema (em lugar desta, devia dizer-se canção ou música), o que significa a palavra lamiré e comenta muitos outros disparates musicais. Conta histórias deliciosas como aquela erm que uma instrumentista saiu de um concerto e foi a casa buscar uma partitura, mas sempre a contar andamentos.
António Victorino de Almeida também foi apresentador de televisão, escritor, professor de música e concertista. Foi realizador de cinema (A Culpa, 1980) e esteve na diplomacia (como adido cultural da embaixada portuguesa em Viena, onde aliás viveu 20 anos).
Títulos das emissões:
– O que faz um maestro
– Música clássica, erudita ou antiga?
– Tema, música ou canção?
– Lamiré
* Hora oficial de Portugal continental.