Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são as migrações e interculturalidades em sala de aula e a atividade da cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 16 de fevereiro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 18 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 24 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 12 a 16 de fevereiro

A literacia financeira é o principal tema das emissões de 12 a 16 de fevereiro de 2024 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). O convidado é o economista e professor Carlos Alves (Faculdade de Economia da Universidade do Porto).

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são um seminário linguístico e literário no Instituto Superior de Educação de Benguela e a utilização de Os Maias de Eça de Queiroz numa aula de Português.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 9 de fevereiro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 11 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 17 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 5 a 9 de fevereiro

A etiqueta vocal é o principal tema das emissões de 5 a 9 de fevereiro de 2024 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). Uma conversa com o barítono Rui Baeta.

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são o curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais que o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) promove em Díli, capital de Timor-Leste, e as XI Olimpíadas da Língua Portuguesa.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 2 de fevereiro,  pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 4 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 10 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro

As palavras que saíram da biologia para a linguagem quotidiana são o principal tema de das emissões de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). Uma conversa com o biólogo Gonçalo Calado.

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são a regras de pontuação e o curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais que o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) promove em Díli, capital de Timor-Leste.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 26 de janeiro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 28 de janeiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 03 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

Na FCSH da Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a MATSDA – Materials Development Association , organiza o congresso internacional Materials for Developing Communicative Ability (em português, «Materiais para o Desenvolvimento da Competência Comunicativa») nos dias 5 e 6 de junho de 2024, em Lisboa. O evento anual reúne especialistas em Aquisição de Língua Segunda e Desenvolvimento de Materiais Didáticos, com palestras de Rod EllisBrian TomlinsonAlan Maley e Hitomi Masuhara. Atualmente, estão a ser aceites propostas para apresentações. 

No programa Palavras Cruzadas, de 22 a 26 de janeiro

A elegância, a deselegância ou a «falsa sensação de elegância» na linguagem são os principais temas das emissões de 22 a 26 de janeiro de 2023 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). Uma conversa com a professora de Português Maria Regina Rocha

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são a importância da língua portuguesa no processo histórico da brasilidade e a inovação linguística e criatividade no nosso idioma.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 18 de janeiro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 20 de janeiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 27 de janeiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.