DÚVIDAS

ATUALIDADES

Notícias

Onésimo Teotónio Almeida distinguido com Prémio Vasco Graça Moura

Júri elogia contibuto para a afirmaçao da cultura portuguesa no mundo

O escritor e professor universitário Onésimo Teotónio Almeida é o distinguido, em 2025, com o Prémio Vasco Graça Moura — Cidadania Cultural pelo seu contributo para «a afirmação da cultura da língua portuguesa no mundo», foi anunciado em 03/01/2025.

O júri justificou a escolha de Onésimo Teotónio de Almeida «em virtude da sua persistente acção enquanto professor e investigador de prestígio com provas dadas nos domínios do estudo e consolidação da língua, da literatura e da cultura portuguesas, em especial dos Estados Unidos da América».

Onésimo Teotónio Almeida nasceu em 18 de dezembro de 1946 no Pico da Pedra, na ilha de São Miguel, nos Açores. Reside desde 1972 nos Estados Unidos, para onde foi como aluno de pós-graduação na Brown University e onde continua a leccionar, tendo ajudado a criar o Centro de Estudos Portugueses e Brasileiros, actualmente já um departamento daquela universidade, o qual dirigiu de 1991 a 2003.

É autor de José Enes - Filósofo, Pedagogo e Mestre (2025), Diálogos Lusitanos (2024), O Século dos Prodígios (2018), A Obsessão da Portugalidade (2017), e Despenteando Parágrafos(2015).

A Estoril Sol é a organizadora do prémio, que foi entregue pela primeira vez em 2016 ao ensaísta Eduardo Lourenço e, nos anos seguintes, ao jornalista José Carlos Vasconcelos, ao escritor e investigador Vítor Aguiar e Silva, à atriz Maria do Céu Guerra, ao fadista Carlos do Carmo, ao gestor e jurista Emílio Rui Vilar, ao editor livreiro Zeferino Coelho, à pintora Graça Morais, ao historiador José Pacheco Pereira e ao escritor e investigador Helder Macedo.

O júri foi constituído por Maria Carlos Gil Loureiro, da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, presidente da Associação Portuguesa de Críticos Literários, Ana Paula Laborinho, diretora em Portugal da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura, pelo jornalista José Carlos de Vasconcelos, e, ainda, pelo jornalista Dinis de Abreu, a convite da Estoril Sol.

Fonte

Texto adaptado da notícia incluída no Público em 03/01/2026.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa