Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O uso diferenciado dos particípios passados fixado e fixo
e o tipo de dicionários disponíveis da língua portuguesa
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
782

Temas dos programas da presente semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa:

 

♦ O uso de alguns particípios verbais duplos, e em que circunstâncias – como é o caso das formas fixado e fixo –, no programa Língua de Todos, transmitido na sexta-feira, dia 11 de agosto, às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, dia 22, depois do noticiário das 09h00*. Com a participação da professora Sandra Duarte Tavares.

 * Hora oficial de Portugal continental, ficando disponível, posteriormente, aqui.

 

 

♦ Os dicionários existentes entre nós sobre a língua portuguesa – de verbos, etimológicos, escolares, de  sinónimos, a enumeração é vasta –, na descrição-comentário da lexicógrafa e professora da Faculdade de  Letras da Universidade de Lisboa Margarita Correia, e do filólogo João Malaca Casteleiro, responsável pelo Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, ano Páginas de Português (emitido domingo, dia 13 de  agosto, na Antena 2, às 12h30**, com repetição no sábado seguinte, dia 19, às 15h30**). José Régio e a sua obra literária registam também uma evocação do poeta e ensaísta Eugénio Lisboa.

** Hora oficial de Portugal continental, ficando disponível, posteriormente, aqui.