O português, língua cada vez mais comum em Moçambique, e o crioulo falado ainda em Malaca - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O português, língua cada vez mais comum em Moçambique,
e o crioulo falado ainda em Malaca
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
1K

Língua oficial, em Moçambique, e, cada vez mais, língua também moçambicana, não originária, o português teve e tem um papel fundamental na unidade do país. Configura-lhe o desenho para uma plural invenção das múltiplas identidades de que Moçambique é feito. Fala-se e escreve-se em desígnio de mudança, em variações criativas, em diferença que o enriquece. O programa Língua de Todos*, na RDP Áfricaconversa com professor Paulino Paulo Fumo, docente da Universidade Pedagógica de Maputo e da Universidade de Paris.

Língua de TodosRDP África, sexta-feira, 24 de agosto às 13h15, com repetição no sábado, dia 25 de agosto. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.

♦ Andarilha no mundo, no tempo a que chamou “Descobrimentos” – o português andou no convés dos navios e desceu a terra. Claro que houve conquista e sangue, troca e verdade, engano e cobiça. Houve o que os homens fazem e a emergência de poderes manda. Mas ficou, entrosou-se, mais do que a mercadoria. As línguas trocaram-se e os crioulos de base lexical portuguesa ainda hoje existem (alguns infelizmente já se extinguiram). Outros permanecem ou se mesclam, em incidência lexical, nas línguas dos lugares, como o crioulo de Malaca, ainda bem vivo e falado. Pelos “cristangues”, assim designados. É o caso dos crioulos asiáticos. No programa Páginas de Português, na Antena 2, o tema é dissecado pelo investigador do Centro de Linguística da Universidade de LisboaHugo Cardoso.

** Páginas de Português, emitido na Antena 2, no dia 26 de agosto, às 12h30**, com repetição no sábado seguinte, dia 1 de setembro, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.