Da autoria da linguista portuguesa Dulce Pereira, este volume da coleção O Essencial sobre Língua Portuguesa faz a apresentação de uma área de estudos linguísticos muito pouco conhecida não só do público em geral, mas também dos profissionais da língua. Não é que não se faça uma ideia do que é uma língua crioula ou do que poderá ser a crioulística, mas, como a gestação, vitalidade e morte dos crioulos estiveram e estão intimamente ligados a condições sociais, políticas e ideológicas, esta é uma área de ideias feitas que confluem na tomada do crioulo como uma variedade mal falada de uma língua que lhe serve de base. Daí que seja tão oportuna e pertinente a demonstração – com recursos a exemplos abundantes – das caraterísticas morfossintácticas comuns aos crioulos, bem como a defesa fundamentada de que o crioulo permite ao falante representar o mundo, estruturar e expressar o pensamento e agir sobre os outros, como qualquer outra língua materna.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações