A grafia do verbo haver e a confusão entre enganaste e enganas-te partilham o 1.º lugar na votação da Dúvida do ano de 2024 no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A ortografia foi o mote da edição de 2024 deste passatempo.
Durante a quadra do Natal de 2024, disponibilizou-se uma lista de dez incorreções ortográficas num formulário eletrónico destinado à seleção do erro que, na visão dos leitores e consulentes do Ciberdúvidas, foi mais frequente ao longo ano, conforme se apresenta na figura ao lado.
As respostas recebidas revelam que, para os participantes, os problemas ortográficos mais recorrentes estão relacionados com o verbo haver (registado com a forma incorreta *a ver) e com a grafia da 2.ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo das formas verbais (expressas na grafia incorreta do sufixo -te, que surge separado da base verbal por meio de um hífen, com registos como *entras-te ou *ficas-te).
Em terceiro lugar, vem a confusão entre senão e «se não».
Seguem-se as trocas de peão por pião, rio por riu, enfim por «em fim», ilegível por elegível, viagem por viajem, eminência por iminência e ilação por elação.
Mais informação na Abertura de 7 de janeiro de 2025.