1. Como foi assinalado na Abertura de 15/12/2023, o Consultório faz uma pausa no período de Natal, de 15/12/2023 a 02/01/2024, ficando inativo o formulário para o envio de dúvidas. As atualizações regulares são retomadas em 5 de janeiro, sexta-feira. Durante esta pausa, poderão ser postos em linha ou simplesmente divulgados com ligação direta à fonte novos conteúdos relacionados com a atualidade e a história da língua portuguesa, os quais são assinalados nos Destaques colocados logo abaixo deste espaço da Abertura. Mantém-se também aberto o acesso a todo o extenso arquivo do Ciberdúvidas – perto de 38 000 respostas no Consultório e mais de 12 000 artigos nas demais rubricas. A todos os nossos consulentes, votos de umas excelentes Festas!
Para outros assuntos, fora dos âmbitos gramatical e linguístico, ficam os contactos habituais aqui.
2. A Dúvida do Ano é o desafio que o Ciberdúvidas propõe aos seus consulentes na passagem de 2023 a 2024. Trata-se de um inquérito em formato digital – o acesso encontra-se aqui – , no qual se apresentam dez dúvidas recorrentes entre quantos procuram esclarecimentos sobre os usos corretos. Pede-se aos participantes que assinalem a dúvida ou erro que lhes pareça mais frequente entre os falantes. O inquérito é preenchido diretamente na página eletrónica criada para o efeito, que estará ativa até 4 de janeiro de 2024. Mais informação no mural do Ciberdúvidas no Facebook.
3. Entretanto, propõe-se aqui a leitura de um poema do poeta português Jorge de Sena (1919-1978), cujo título, embora referindo um Natal com mais de meio século, não perdeu atualidade: