DÚVIDAS

ATUALIDADES

Notícias

As marcas do racismo na língua, A. Sousa Mendes,
o padre António Vieira e Luís de Camões

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

♦ No programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África, na sexta-feira, dia 19 de junho, depois do noticiário das 09h00*, com repetição no dia seguinte, às 13h00*:

– as palavras respirar joelho abordadas pela professoa Carla Marques, a propósito da  morte brutal do afro-americano George Floyd por um polícia, nos EUA;

– as marcas do racismo e da xenofobia  na língua, numa análise da professora Margarita Correia;

– e  o uso dos particípios passados aceite e aceitado.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa  disponível na RTP Play.

 

♦ No programa Páginas de Português**, que vai para o ar na Antena 2, no domingo, 21 de junho, às 12h30:

–  a obra do Padre António Vieira e as inovações estéticas que trouxe ao português;

–  e a recitação de Os Lusíadas pelo ator António Fonseca, que desde 2012 vem dizendo na íntegra o poema épico de Luís Vaz Camões, e a sua repercusssão junto de alunos ensino secundário.

Esta emissão conta, ainda, com a participação da professora Carla Marques, que faz alusão à semântica dos termos consciência e obediência, relacionando-as com a homenagem ao diplomata Aristides  Sousa Mendes e ao caso da vandalização da estátua do Padre António Vieira, em Lisboa (ouvir aqui); e da professora Margarita Correia, que comenta a natureza pluricêntrica da língua portuguesa, admitindo não haver contradição no facto de se assumir essa topocentricidade e a existência de um Acordo Ortográfico para todo o espaço da geografia do português (ouvir aqui).

Espaço, ainda, sobre a natureza policêntrica do português através do léxico da culinária de todos os países da CPLP, com um depoimento da professora da Universidade Federal da Bahia Edleise Mendes (ouvir aqui).

**'Com repetição no sábado seguinte, dia 27/06, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Páginas de Português disponível posteriormente  aqui.

 

Cf. Este mundo da (des)informação e dos falsos combates! História e memória

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa