Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias Celebrações
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Assinaladas a vida e obra do autor

Guerra Junqueiro, poeta, prosador, jornalista e político português, morreu em 7 de julho de 1923, em Lisboa. A passagem do centenário é assinalada por um conjunto de comemorações que têm lugar no Porto, em Freixo de Espada à Cinta, em Lisboa e em Viana do Castelo.

 

 

 

 

Que avaliação se pode fazer à consagração de um dia – no caso, o dia 5 de maio, assim instituída pela CPLP – para a celebração da língua portuguesa? Neste trabalho publicado no "Jornal de Notícias", dá-se conta do que falta (ainda), e muito: uma política concertada da língua, em Portugal como nos demais países lusófonos.

 

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa – em associação com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Fundação Oriente, a Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Almada e o Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada – AlmadaForma – promove em outubro de 2014 um conjunto de iniciativas com a finalidade de celebrar os 400 anos da publicação de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.

Estão calendarizados os seguintes eventos:

associação dinamizadora das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa promoveu em Lisboa, na presente data, ao lançamento da  respetiva medalha evocativa das celebrações que decorrerão até ao dia 10 de junho de 2015.

66 subscritores lusófonos
Por Movimento 2014

Com pré-apresentação em 13 de junho de 2014 na Feira do Livro de Lisboa e aberto à subscrição do público, transcreve-se a seguir o manifesto com que o Movimento 2014 assinala as comemorações dos oito séculos da língua portuguesa, tomando como referência o mais antigo documento oficial conhecido em língua portuguesa, o testamento de D. Afonso II,

Em 21 de fevereiro festeja-se o Dia Internacional da Língua Materna, instituído pela UNESCO em 17 de novembro de 1999. Em 2014, a celebração centra-se no reconhecimento de todas as línguas e no respeito por elas em todas as esferas do conhecimento, incluindo a educação e as ciências.

A diretora-geral da referida organização, Irina Bokova, assinala o significado desta data numa mensagem, também traduzida para esperanto, língua que, não sendo materna, também se associa às comemorações.