No contexto das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2021, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda publicaram conjuntamente o livro Todas as Palavras que Hão de Vir, em suporte digital. Trata-se de um documento que reúne depoimentos de vários escritores, que dão conta da visão e das vivências que têm da língua portuguesa.
Cada país é representado por dois autores de cada um dos oito países da CPLP onde a língua, além de ter estatuto, oficial, é língua materna de parte ou da maioria da população e tem criação literária. O título do livro é dado pelo contributo homónimo da portuguesa Lídia Jorge.
São, portanto, 16 os textos coligidos, de acordo com a seguinte distribuição:
Angola – Pepetela "O tempo e a língua" e Luaia Gomes Pereira "As palavras que ficam".
Brasil – Milton Hatoum, "Amor e mistério na língua materna" e Socorro Acioli, "O sabe-muito".
Cabo Verde – Germano Almeida, "A língua portuguesa" e Eileen Almeida |Barbosa, "Matar o português".
Guiné-Bissau – Odete Costa Semedo, "Eu e a língua portuguesa num tempo líquido e instável" e Rita Ié, "Na ponta da língua".
Moçambique – Mia Couto, "A herança e a conquista" e Mbate Pedro, "O sentido da(s) língua(s)".
Portugal – Lídia Jorge, "Todas as palavras que hão de vir" / Lídia Jorge. Bruno Vieira Amaral, Cada escritor inventa a sua língua – Sete histórias breves sobre palavras;
São Tomé e Príncipe – Conceição Lima, "Nos rios do mar da língua" e Orlando Piedade, "Um privilégio percecionado no futuro".
Timor-Leste – Vicente Paulino, "Uma experiência de conhecer escritores e poetas portugueses de renome", Jonato Xavier, "Horizontes de comunicação". e Luaia Gomes Pereira, "Amor e mistério na língua materna".
O encontro de escritores tem como resultado uma interessantíssima coleção de testemunhos na 1.ª pessoa, revelando a grande diversidade de experiências com a língua portuguesa, muitas vezes em ambiente multilingue. Aqui se acha, pois, a matéria que dá as palavras que têm vindo e hão de continuar a vir destes ou doutros criadores literários – em português.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações