Ensinar géneros de texto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Ensinar géneros de texto
conteúdos, estratégias e materiais
Antónia Coutinho e Noémia Jorge (eds.)
Centro Luís Krus/Escol de Verão da Nova (FCSH)/Associação Professores de Português/Porto Editora, 2019 245   

Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais, coordenado por Antónia Coutinho e Noémia Jorge, com o apoio do Centro Luís Krus, da Escola de Verão da Nova FCSH, da Associação de Professores de Português e da Porto Editora, é uma publicação digital destinada ao ensino dos géneros textuais em contexto escolar, no contexto dos ensinos básico e secundário.

Esta obra, que resulta dos trabalhos desenvolvidos num curso de verão, que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em julho de 2019, compila os trabalhos de diversos professores/formandos, que desenvolveram propostas de didatização de géneros textuais.

Os percursos didáticos propostos percorrem diferentes géneros textuais: de âmbito jornalístico (artigo de divulgação científica, texto de opinião, carta aberta e crónica), da área autobiográfica (memórias, autobiografia, diário e relato de viagem), alguns géneros do campo da literatura tradicional (oração profetiva e conto popular) e ainda a síntese, o resumo e o comentário.

Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais revela-se uma compilação de grande interesse para o ensino, dado que, por um lado, cada género é tratado e apresentado teoricamente, o que permite sistematizar as suas características contextuais, estruturais e linguísticas. Por outro lado, numa segunda parte, para cada género são propostos percursos de adequação didática, visando quer a compreensão quer a produção de textos, colocadas ao serviço do desenvolvimento das competências da leitura e da escrita.

Um destaque final para o capítulo introdutório desta obra, da autoria de Antónia Coutinho, intitulado «Sobre géneros de textos», onde se teoriza sobre aspetos fundacionais da teoria do género, aqui claramente distinguida da teoria dos tipos de texto.

Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais está disponível aqui.