Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa
Magnus Berström e Neves Reis
Casa das Letras, 2011 7K

Com a entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico, já adotado em Portugal no ensino básico e secundário, inúmeras obras de consulta vocacionadas para estudantes, estudiosos e usuários em geral da língua portuguesa tratam de adaptar-se à nova grafia. É o caso do Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, de Magnus Bergström e Neves Reis, que, ao chegar à 50.ª edição, se apresenta em conformidade com a referida reforma.

A atualização ortográfica coube a Guilherme Ayala Monteiro e, na parte linguística, o trabalho da equipa da Universidade Nova de Lisboa foi coordenado por Maria Henriqueta Costa Campos.

Desde a sua 1.ª edição, em 1955, pela Empresa Nacional de Publicidade (uma das designações da empresa detentora do Diário de Notícias), o Prontuário Ortográfico tem sido uma obra de referência no género, capaz de se adaptar aos tempos, independentemente da mudança de casa editorial (agora tem a chancela da Casa das Letras). Um sinal disso mesmo é a incorporação de vocabulário SMS e de listas de smileyse de abreviaturas para correio eletrónico e SMS, entre outras novidades.