«A partir da meia-noite, Setúbal está a cumprir à risca, diria assim, no sentido figurativo, os avisos e os alertas emanados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera».
CNN, 21 de março de 2025, 00h55
A depressão Martinho teve, em Portugal, os efeitos que se conhecem e também fez das suas pelo menos numa das reportagens das televisões. Na frase acima, deveria estar figurado e não figurativo. A repórter foi traída pela paronímia, pois as duas palavras têm grafias ou pronúncias que se assemelham, mas significados diferentes. Figurativo refere-se àquilo que envolve ou expressa figuração, geralmente ligado à representação artística de seres ou objetos concretos e reconhecíveis na natureza e no mundo real: «arte figurativa» por oposição a «arte abstrata». Já figurado, no sentido em que deveria estar na frase, refere-se a algo que não tem o significado óbvio ou mais comum, que tem alguma conotação ou desvio de sentido, que é utilizado de forma não literal.
Refira-se, porém, que figurado também pode significar a representação de figuras, como acontece na frase «o castelo figurado no brasão de armas da cidade», em que figurado assume o sentido de «representado». Figurado pode ainda ser um nome, como acontece quando designa as peças de olaria, geralmente artesanal, pintada ou vidrada, representando figuras humanas, animais, ou ambas, e de que é exemplo o conhecido Figurado de Barcelos, composto por peças de cariz religioso e festivo, referentes à vida quotidiana, ao bestiário (diabos, figuras disformes e ambíguas), entre outras, onde se destaca o famoso Galo de Barcelos; ou o Figurado de Estremoz.