DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma // Acordo ortográfico

A grafia de supramencionado

Regras para o uso do hífen

Segundo os princípios do Acordo Ortográfico de 1990, qual a forma correta para escrever a palavra supramencionado: como duas palavras separadas ("supra mencionado"), com um hífen ("supra-mencionado") ou com os dois elementos juntos, como uma única palavra ("supramencionado")?

A forma correta é supramencionado, escrito como uma única palavra, sem espaços ou hífen entre os seus elementos.

Segundo a Base XVI (Do  hífen nas formações por prefixação, recomposição e sufixação) do Acordo Ortográfico de 1990, os prefixos ou pseudoprefixos aglutinam-se à palavra a que se juntam (sem hífen), à exceção das situações em que o segundo elemento começa por h-, como por exemplo em semi-hospitalar, que leva um hífen, ou quando o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento, como acontece em anti-ibérico. Neste âmbito, registam-se dois casos particulares: existe aglutinação com os prefixos des- e in- quando o segundo elemento perdeu o h inicial (por exemplo, desumano, desumidificar, inábil) e nas palavras com o prefixo co-, este aglutina-se em geral com o segundo elemento mesmo quando iniciado por o (coordenar, cooperação escrevem-se como uma única palavra).

Assim, visto que em supramencionado, o elemento supra não encontra uma palavra começada por h- nem uma palavra começada pela letra a, que fecha supra, deverá juntar-se a mencionado sem hífen.

 

Áudio disponível aqui:

 

[AUDIO: Carla Marques_supramencionado]

Fonte

Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2 (09/06/2024).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa