Ensino - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Ensino
Questões relativas ao ensino do português língua materna/língua estrangeira.
Cibercursos promovem aulas particulares de Português Língua Estrangeira

Estão abertas as inscrições para aulas particulares de Português Língua Estrangeira nos Cibercursos da Língua Portuguesa. Estas aulas, que contemplam todos os níveis de proficiência linguística do Quadro Europeu Comum de Referência e são aplicadas em linha, destinam-se a todos quantos não têm o português como língua materna e procuram melhorar as suas competências nesta língua.

Toda a informação aqui.

Further information in English here.

 

 

 

A Ciberescola realiza, desde finais de 2011, cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE) por videoconferência.

Como são dadas as aulas?

É preciso comprar um manual?

Como são organizadas as turmas?

(...)

Temos recebido várias perguntas sobre o horário das nossas aulas em linha (4 horas por semana).

As horas das aulas serão marcadas após os alunos inscritos nos informarem dos dias e horas que têm disponíveis, ANTES do pagamento da inscrição. Como as sessões são orientadas a partir de Lisboa, a hora de referência é GMT. Esta hiperligação pode ser útil: http://www.timeanddate.com/worldclock/meeting.html.

We have been receiving several questions about our online classes€™ schedule (4 hours per week).

Inscrições abertas!/ Applications open!

All courses consist of 45-hour teaching sessions (22 sessions: 2-hour sessions twice a week + a 3-hour session) run by video conference.

Selection: Ciberescola and Universidade Lusófona do Porto are fully responsible for the selection of candidates.

Number of students: minimum of 14 learners to open a course. Students are split into two groups to attend classes.

Tutoring schedules are arranged on individual bases between the ...

Por Helena Buescu,José Morais,Maria Regina Rocha,Violante F. Magalhães

A Língua Portuguesa é uma das cinco disciplinas que vão ter em Portugal uma avaliação mais rigorosa dos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de aprendizagem. <a href="http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/tvcnot03.asp?codpub=29&codnot=47...

«A sugestão – escreve o coordenador da equipa que elaborou o novo Programa de Português do Ensino Básico em Portugal –, não sendo por certo politicamente correta, é simples: que se deixe para segundo e sub...

Da Matemática ao Latim
«Como se o conhecimento fosse possível sem memorização....»

«É de um desastre que falamos quando falamos das dificuldades de relacionamento dos nossos jovens com a linguagem matemática», escreve o jornalista, poeta e escritor Manuel António Pina (1943 – 2012, comparando a idêntica dificuldade com o Português, que, diz, tem raízes na exclusão do Latim dos programas escolares.

 

Artigo publicado no jornal Público de 24 de Junho de 2009, sob o título original Homens "cortados ao meio".

Texto saído na secção Cartas ao Director do jornal Público de 21 de Junho de 2009, sobre os exames nacionais de Português do 10.º e do 12.º ano do ensino secundário em Portugal.

Como é do conhecimento geral, os jovens prestes a terminar o ensino secundário [em Portugal] sujeitam-se, nesta época, a alguns exames nacionais. Trata-se só de alguns exames, que não para todos os alunos.

Os programas de língua portuguesa para o ensino básico, que o Ministério da Educação decidiu colocar em consulta pública, virão oportunamente a substituir os programas actualmente vigentes, com o objectivo de, e cito o texto de apresentação (disponibilizado em dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Paginas/CONSULTAPUBLICALP.aspx

 

No jornal "Público" de 4 de Julho de 2008, a investigadora Maria Filomena Mónica faz uma avaliação de pormenor dos Exames Nacionais — 2008 em Portugal.