O Programa de Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos (Tandem Language Programme) continua aberto a todos os interessados.
Contando já com 187 inscritos, este programa permite a dois alunos falantes de línguas nativas diferentes (ou com elevada proficiência) aprenderem reciprocamente as línguas que cada um domina. Os alunos/aprendentes encontram-se duas vezes por semana, por videoconferência, em sessões de conversação de uma hora (sendo que meia hora é dedicada a uma língua, e a outra meia hora, à outra língua). Para garantir o controlo e a segurança das sessões, a primeira sessão de cada grupo/par é assistida pelo coordenador (Ana Sousa Martins). Em cada grupo/par de alunos, uma das línguas-alvo tem de ser o português (europeu ou do Brasil).
Com uma oferta que abrange línguas como o inglês, o francês, o espanhol, o italiano, o russo, o romeno e o ucraniano, o Programa de Aprendizagem Colaborativa tem grandes vantagens:
— é gratuito;
— é seguro, porque as sessões (por videoconferência) são gravadas;
— e é uma excelente maneira de desenvolver competências numa língua, estando a ter aulas dessa língua ou não, porque a aprendizagem colaborativa cria condições de contacto direto com falantes nativos da língua que se quer aprender.
Mais informações aqui.