Moçambique ratifica Acordo Ortográfico - Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Artigo
Moçambique ratifica Acordo Ortográfico

O Conselho de Ministros de Moçambique ratificou [no dia 07/06/2012] o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, segundo informação do ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Oldemiro Baloi.

A posição do Governo de Moçambique relativa à adoção do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem em conta a presidência da CPLP, que assumirá a partir de julho, durante a cimeira da comunidade lusófona, que se realizará em Maputo.

Falando aos jornalistas, o chefe da diplomacia moçambicana justificou a demora de adesão de Moçambique ao Acordo Ortográfico com a tentativa de o país «clarificar e ganhar a dimensão total das implicações de natureza não só financeira como também organizativa».

«Nós falamos a língua portuguesa mas com algumas características muitas próprias. Temos um grande peso das línguas nacionais. Como é que isso interage com este acordo ortográfico? E depois, é a questão da sua ampla divulgação. Está aqui imenso trabalho a fazer entre a ratificação e a plena entrada em vigor», disse Oldemiro Baloi.

O titular da pasta dos Negócios Estrangeiros de Moçambique lembrou que o país tem agora «um período da chamada derrogação», que recusou dizer qual, «ou seja, o tempo que Moçambique necessita para ajustar todos os instrumentos necessários para que o acordo seja efetivo».

No último ano, o ministro moçambicano da Educação, Zeferino Martins, estimou que a implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em Moçambique terá um «custo mínimo» de 80 milhões de euros.

Ler mais: Governo angolano é o único que ainda não aprovou Acordo Ortográfico + Mia Couto diz que Governo moçambicano «fez bem» ao ratificar Acordo Ortográfico.

Fonte

Notícia da agência Agência France Presse de 8 de junho de 2012.