Melhor ( comparativo de bom) e mais bem (comparativo de bem) continuam com as voltas trocadas…na televisão portuguesa. Dois (maus) exemplos recentes:
«Os próprios trabalhadores da PT são os primeiros a querer que a empresa progrida, seja melhor gerida (...).»
«Na luta pelo título [da Fórmula 1], Fernando Alonso está melhor classificado e, por agora, a situação parece correr a favor do piloto espanhol.»
Numa e noutra frases, errou-se no emprego do melhor – em vez do mais bem
Ou seja: «Os próprios trabalhadores da PT são os primeiros a querer que a empresa seja mais bem gerida» e «Fernando Alonso está mais bem classificado».
Repetindo o que no Ciberdúvidas temos há muito escrito: melhor significa mais bem: é o advérbio bem que se junta ao verbo para lhe modificar a significação.
Bem tem como grau de comparação melhor, mas quando modifica apenas o verbo em tempo simples: «Ele fala melhor»; «o trabalho ficou melhor assim»; «ele vai compreender melhor todo o problema».
Quando, porém, o advérbio bem antecede o particípio passado do verbo, o adjectivo verbal, o termo a utilizar é mais bem: «Ele está mais bem informado»; «isto está mais bem feito».
MELHOR |
MAIS BEM |
Ele trabalha melhor de manhã cedo. Ela fica melhor de saia travada. De pé, fala-se melhor. Agora compreendo melhor este assunto.
|
O trabalho ficou mais bem feito. Estás mais bem informado do que nós. Este artigo está mais bem escrito do que o da semana passada. Gosto do bife mais bem passado. |