300 anos do Vocabulário de Bluteau é uma exposição patente na Biblioteca Nacional de Portugal, até 21 de fevereiro de 2013, que marca o tricentenário da publicação do Vocabulário Portuguez e Latino (1712-1728), obra fundadora da lexicografia portuguesa. Tendo por comissários os professores universitários e investigadores Telmo Verdelho e João Paulo Silvestre, a exposição é também uma homenagem a Rafael Bluteau (1638-1734), autor deste dicionário e notável inteletual de origem francesa que contribuiu para lançar o espírito das Luzes no Portugal de começos do século XVIII.
É sobre um exemplar desta obra, encontrado na Biblioteca da Câmara dos Deputados, no Brasil, o seguinte apontamento:
No Facebook, o Ciberdúvidas passa a divulgar os seus conteúdos de forma mais dinâmica, por meio de ficheiros áudio e vídeo. E, dentro em breve, contamos igualmente incorporar registos sonoros em questões e artigos relativos à pronúncia do português e das suas variedades.
O tema da variação fonética no português europeu está justamente em foco em duas das respostas da nova atualização. Aspetos de sintaxe, formação de palavras e estilística são também aí tratados.
Finalmente, para garantir a continuação do Ciberdúvidas como serviço sem fins lucrativos e de acesso gratuito, mantemos este apelo: junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas (esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com).
Para quem queira aprender ou aperfeiçoar o seu português, a Ciberescola e os Cibercursos desenvolvem diferentes recursos em linha: cursos de português para estrangeiros, programas de aprendizagem colaborativa, testes-diagnósticos e exercícios. Obtenha mais informações aqui.