Ruptura, rutura ou rotura?
Com o novo Acordo Ortográfico, caem as consoantes mudas no interior das palavras, como em ruptura. Mas, havendo já a variante (dicionarizada) rotura, como vamos passar a escrever: rutura, ou rotura? Ou ambas, como até aqui? O esclarecimento destas dúvidas pode ser ouvido no programa Língua de Todos de sexta-feira, 27 de Maio (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*). Para além destas, duas outras questões são objecto de resposta: as formas-padrão para as citações de artigos ou referências a determinadas obras; e como se diferencia a frase do enunciado?
Na emissão de Páginas de Português de domingo, 29 de Maio (às 17h00, na Antena 2) reflecte-se sobre vários temas: as competências dos alunos portugueses para a produção escrita, numa conversa com a professora Maria Antónia Coutinho, do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa; o termo economês, muito recorrente no espaço mediático, nestes tempos de crise; a confusão entre realizar e compreender.
*Hora oficial de Portugal continental.
A ortografia, o léxico e o uso de determinadas construções destacam-se como temas das respostas da actualização do consultório. Coccige, ou cóccix? Como se faz a translineação em nomes próprios? É correcto iniciar um texto com o infinitivo para realçar uma frase ou sequências textuais? São exemplos de dúvidas apresentadas (e tratadas) com que muitos falantes se debatem no seu quotidiano.Uma selecção dos conteúdos aqui em linha encontra-se disponível no Facebook.
