1. Na segunda-feira, dia 1 de Maio, não haverá actualização, porque é feriado. Ciberdúvidas regressará no dia seguinte, 2 de Maio, com novas respostas e outros temas à volta da Língua Portuguesa.
2. Até lá, sugerimos a consulta das Notícias Lusófonas, que dão conta do programa Páginas de Português, dedicado ao tema do insucesso escolar em Portugal, e do atraso da actualização do dicionário da Academia das Ciências de Lisboa por dificuldades financeiras.
3. No Pelourinho, Carla Viana explica porque é que o verbo pôr tem acento circunflexo mas os seus derivados não.
4. No Correio, destacamos a respostas dos nossos consultores F. V. Peixoto da Fonseca, Edite Prada e Eunice Marta.
5. Ficam em linha 31 novas respostas que se somam às 24 respostas anteriores entradas nesta última semana. Entre estas, voltamos a destacar:
– A expressão “madrinha de pia”
– Acentuação gráfica na mesóclise verbal
– Pronúncia do "e" de "-ém" e "-éns"
Bom 1.º de Maio!
1. Devido ao feriado do 25 de Abril em Portugal, Ciberdúvidas só volta a ser actualizado no dia seguinte, quarta-feira, 26. Ficam entretanto em linha, desde esta data, 21 novas respostas, que se somam às 48 que entraram durante a semana ora finda.
2. Fica também uma chamada de atenção para o novo Pelourinho, sobre regras de concordância e complemento circunstancial de matéria. Outra sugestão: a leitura do programa homologado de Português no Ensino Secundário em Portugal – que, inclusivamente, suscitou uma petição na Internet.
3. Voltamos a pedir a quem nos consulta o envio, sempre, do respectivo endereço electrónico, de forma a podermos encaminhar o que já tiver sido respondido, como sucede frequentemente. Sem esse contacto, e porque não se justifica colocar-se em linha perguntas e respostas repetidas, ficamos impedidos de fazer chegar directamente o esclarecimento solicitado.
4. Uma última recomendação: Ciberdúvidas não responde a consulentes sob anonimato ou sem a identificação do nome, apelido, a profissão (de preferência) e o país/cidade do acesso.
1. Chegado o período da Páscoa, o Ciberdúvidas faz uma breve pausa para regressarmos no próximo dia 17 de Abril. Até lá, além das respostas de hoje, deixamos em linha 38 respostas dadas na última semana. Entre estas, sugerimos a leitura de:
– «Perigo de vida» ‘vs.’ «perigo de morte»
– Divisão “entre dois números”
– Campos lexical e semântico
2. Nas nossas secções destacamos:
– o Pelourinho, com um texto intitulado “Quando é que um drama pode ser "humanitário"?!”;
– As Notícias Lusófonas;
– O Correio;
– e, sobre os espanholismos na obra de José Saramago, um texto de Fernando Venâncio no Português na 1.ª Pessoa.
Boa Páscoa!
1. Decorrerá na próxima semana, de 4 a 7 de Abril, a visita oficial do primeiro-ministro português José Sócrates a Angola. Ao contrário do que mais se coadunaria a um país, como Portugal, de desenvolvimento económico intermédio e na cauda do contexto da União Europeia – realidade que lhe retira qualquer hipótese para grandes investimentos públicos ou privados na sua política de cooperação –, não foi na cultura, sequer na componente científica e muito menos na língua que se centraram as prioridades políticas do Governo de Lisboa. Antes pelo contrário. Na comitiva de José Sócrates – que juntou 77 empresários ligados ao sector bancário, construção civil, indústria alimentar, telecomunicações, petróleo, turismo, etc. – , dos cinco ministros que o acompanham, nem um tutela as áreas susceptíveis da viabilização de projectos a favor da promoção e difusão do português em Angola ou na sua aprendizagem nos diversos níveis do sistema de ensino local, ainda tão deficitário a todos os níveis. Sobre esta opção do Governo português escreveu o jornalista e escritor angolano José Eduardo Agualusa.
2. Ficam também em linha:
– 33 Respostas de Hoje;
– o Correio, com uma chamada de atenção para o texto "Envergonhado com os erros da Lusa", o qual aponta os constantes erros gramaticais da Agência Lusa (Portugal);
– um Pelourinho sobre quaisquer, plural de qualquer, e a confusão entre quão e quanto;
– o referido texto de José Eduardo Agualusa, em O Português na 1.ª Pessoa;
– e as Respostas Anteriores, entre as quais salientamos algumas bastante recentes:
Ele e ela como pronomes pessoais do caso oblíquo?
O valor possessivo de lhe em «O medo acrescentou-lhe asas aos pés.»
Boa semana.
1. A cerimónia de entrega do Prémio João Carreira Bom 2005 ao jornalista e escritor Baptista-Bastos realiza-se nesta segunda-feira, dia 27, na sede da Vodafone, em Lisboa, com a presença do seu presidente, António Carrapatoso. A Vodafone, como se sabe, é a entidade patrocinadora deste galardão, único na imprensa portuguesa, em homenagem ao co-fundador do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, João Carreira Bom.
2. Além das Respostas de Hoje, destacamos outras que pusemos em linha na semana que finda:
3. A propósito do recém-publicado livro Gente Famosa Continua a Dar Pontapés na Gramática – Manual de Erros e Correcções de Linguagem, de Lauro Portugal, de Lauro Portugal (Roma Editora, 2006), inserimos na secção O Português na 1.ª pessoa um texto do jornalista Francisco Belard, publicado originalmente no caderno "Actual" do semanário "Expresso".
4. Sobre o programa Páginas de Português e a recepção dos canais de televisão portugueses na Galiza, sugerimos ainda a leitura das nossas Notícias Lusófonas.
5. Por último, a forma da palavra câmara e a confusão de fobia com gosto e preferência são os tópicos abordados no novo Pelourinho, da autoria de Regina Rocha.
Esperando termos contribuído para um melhor conhecimento desta nossa Língua Portuguesa, ficamos a aguardar mais perguntas para a próxima semana.
1. A Expolíngua Portugal, realizada até este domingo, dia 19, contou com a presença do Ciberdúvidas, no pavilhão Instituto Internacional da Língua Portuguesa, organismo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) , juntamente como o Observatório da Língua Portuguesa.
2. Ficam entretanto em linha 24 novas respostas, para além das que foram dadas no decurso da semana ora finda, nomeadamente:
– O verbo dever
– Sobre os grafemas que representam o som [s]
– Conjugação do presente do conjuntivo do verbo dar
– Pode-se «ter o dever de», mas nunca se "deve de"
– A diferença entre voz activa e voz passiva
2. Chamamos também a atenção para o Pelourinho, a propósito da expressão “arriscar a vida”, e para as Notícias Lusófonas.
1. Realiza-se no próximo fim-de-semana, em Lisboa, com abertura na quinta-feira, dia 16, mais uma edição da Expolíngua Portugal, neste ano dedicado à Língua Inglesa. Como se explica na respectiva página na Internet, este 16.º Salão Português de Línguas e Culturas « [...] reúne todos os agentes envolvidos no mundo do ensino e aprendizagem de línguas», tendo dois objectivos principais: a promoção da língua e cultura portuguesa no mundo; a divulgação das línguas e culturas estrangeiras em Portugal.
2. O primeiro objectivo desta iniciativa liga-se a um tópico recorrente nas perguntas que recebemos, o da norma. Com efeito, apesar das inevitáveis variação e mudança linguísticas, o ensino-aprendizagem do português, do inglês ou de outra língua qualquer requer a descrição de um modelo estável de uso que é aceite por uma dada comunidade como padrão de correcção. Este tem carácter convencional, mas a sua existência é necessária à definição das relações sociais. Daí tantas e tantas perguntas pressuporem um cuidado com a adequação do comportamento linguístico.
3. Além disso, o tema e o segundo objectivo da Expolíngua Portugal evocam a questão do estatuto do português no mundo, quando comparado com igualmente grandes línguas. Como se sabe, é sobretudo a propósito do inglês que muitas perguntas nos são feitas, o que indicia a pressão desta língua dado o seu protagonismo nas novas tecnologias e noutros domínios.
4. É, pois, procurando entender a identidade da nossa língua e a sua relação com outras na actualidade que recomendamos – a quem o possa fazer – uma visita à Expolíngua Portugal. De qualquer modo, deixamos como sempre as nossas respostas mais recentes e o Pelourinho, desta vez, sobre a sintaxe do verbo vencer.
Boa leitura.
1. Como todos sabemos, é a participação dos consulentes que faz o Ciberdúvidas. Pedimos, pois, que quem nos consulta não se esqueça de indicar o respectivo endereço electrónico (ver abaixo). É que, de outro modo, não podemos estabelecer contacto para eventuais esclarecimentos.
2. A identificação dos consulentes (nome e apelido/sobrenome, profissão e cidade) é, pois, essencial, por exemplo, para o nosso Correio. Nesta secção damos voz aos consulentes ao seleccionarmos comentários, sugestões e pedidos de ajuda.
3. Também aconselhamos a leitura das Notícias Lusófonas, para quem queira informar-se sobre acontecimentos recentes no âmbito da promoção da Língua Portuguesa.
4. Deixamos um Pelourinho que, no fundo, se propõe refle(c)tir sobre a evolução das relações entre a linguagem e a sociedade.
5. E ficam finalmente as respostas do Ciberdúvidas. Além das que têm destaque na 1.ª página, recordamos estas outras que passaram já para as Respostas Anteriores:
– Solarengo 'versus' soalheiro/ensolarado
– A tradução do neologismo inglês “weaponization”
– Sobre o conceito de sujeito poético
– A origem da expressão «não dar tapilho»
– Modificadores e complementos
Boa consulta!
Como estamos no Carnaval (também chamado Entrudo), o Ciberdúvidas faz uma pausa e só regressa na próxima quarta-feira, dia 1 de Março.
Ficam entretanto em linha 22 novas respostas – 52 no total da semana ora finda – versando temas tão distintos como a etimologia, a terminologia linguística, a sintaxe ou os estrangeirismos.
Entre estas 52 novas respostas, permita-se-nos assinalar ainda a n.º 17 000 – à volta da dupla grafia da palavra maçapão/massapão.
A este propósito, lembramos que, ao longo dos seus nove anos de existência, todas as respostas e demais textos do Ciberdúvidas – mais de 20 mil ao todo – encontram-se permanentemente acessíveis, bastando o recurso ao motor de busca.
1. A aplicação em Portugal da nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) mantém-se tema freqente nas perguntas que nos fazem. Neste âmbito, sugerimos a leitura das respostas Advérbio adjunto ou disjunto?, As orações pequenas na análise sintá(c)tica e Os complementos e os modificadores restritivos do nome.
2. Para os que se interessam mais pelos aspectos histórico-culturais da língua, propomos Nomes de bebidas com café em Portugal e O significado e a origem da expressão «tratos de polé». Sobre o que se pode ou não dizer e escrever (por exemplo, criação de palavras, combinação de formas verbais e pronominais), recomendamos A combinação de pronomes átonos e Pó de talco. E temos ainda o Pelourinho, a explicar que homens-a-dias é melhor do que ”maridos-a-dias”.
3. Já agora, pedimos mais uma vez aos nossos consulentes que não nos enviem perguntas do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa, a decorrer em Portugal, porque não podemos favorecer os concorrentes que nos procuram. Gostaríamos também de fazer mais um pedido: não nos enviem a mesma pergunta dias seguidos, porque não temos meios para evitar uma escusada duplicação de respostas por reencaminhamento para consultores diferentes.
4. Lembramos entretanto que o Ciberdúvidas continua a desenvolver a sua colaboração com a RDP, a rádio pública portuguesa. Além de manter o programa Páginas de Português, emitido todos os sábados às 13h30 (hora portuguesa) pela Antena 2, terá proximamente duas novas rubricas, uma na RDP África e outra, já a partir da próxima segunda-feira, dia 20, na Antena 1, com o título O Jogo da Língua. Esta rubrica, que irá para o ar de segunda a sexta-feira depois das 15 horas, é, como o nome indica, um jogo com perguntas múltiplas sobre dificuldades e curiosidades da Língua Portuguesa, com respostas dos ouvintes e um esclarecimento posterior a cargo da professora universitária Margarita Correia.
5. Ficamos a aguardar mais perguntas. Boa semana.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações