Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Um texto de José Eduardo Agualusa, recentemente publicado no jornal português Público (e em linha no Português na 1. ª Pessoa), lembra-nos que o português é maioritariamente falado fora da Europa – no Brasil, em Angola, em Moçambique. Por outras palavras, usamos uma língua que se tornou transcontinental, com as vantagens e os inconvenientes que isso traz: enquanto o número de pessoas que a fala lhe garante futuro, já a dispersão da língua portuguesa pelo globo pode redundar no afastamento das suas variedades locais (ver Observatório da Língua Portuguesa). Por isso, são necessários momentos e espaços de encontro entre os falantes das variedades da nossa língua comum. O Ciberdúvidas procura responder a essa necessidade.

2. Ficam entretanto em linha 23 novas respostas, além das 34 respostas entradas na semana que ora termina. Deste conjunto, permita-se-nos a sugestão destas cinco:

Termo linguístico da ausência de pernas e braços

O sinal de aproximadamente

Sura e surata

Classificação de mesmo

Hiperóxia

3. Ficam ainda as nossas secções habituais:

– o Correio;

– as Notícias Lusófonas;

– o Pelourinho;

– e o já referido Português na 1.ª Pessoa

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O Prémio Camões 2006o mais importante galardão literário em língua portuguesa, instituído há 18 anos –, no valor pecuniário de 100 000 euros, foi atribuído ao escritor angolano José Luandino Vieira. É a segunda vez que é distinguido um escritor angolano; recordamos que a primeira foi em 1997, com Pepetela. Registamos aqui a enorme satisfação que nos dá este acontecimento, porque assim se contribui para o reconhecimento da presença de Angola no espaço da nossa Língua comum.


2. Entretanto, sugerimos aos nossos consulentes a leitura das Notícias Lusófonas, do Pelourinho e do Correio.


3. Finalmente, deixamos em linha 28 novas respostas, e, de entre as que entraram na semana que ora termina, realçamos as seguintes:


Sobre a história do c de cedilha nas ortografias portuguesa e castelhana

«O tipo» e «o gajo»

O género de esqueleto

Gentílicos das capitais dos estados do Brasil

Ainda o plural de adjectivos de cores


Bom fim-de-semana!

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Começamos por pedir aos nossos consulentes que não se esqueçam de indicar o respectivo endereço electrónico. Só assim podemos fazer chegar pessoalmente as respostas de que necessitam, nos casos em que não se justifica colocá-las em linha, por já existirem respostas semelhantes. Pela nossa parte, comprometemo-nos a manter, como até aqui, a confidencialidade dos referidos contactos.


2. Deixamos 24 Respostas de Hoje, que assim se juntam às 39 Respostas Anteriores que pusemos em linha ao longo desta semana que termina. Agradecemos entretanto as mensagens que nos vão chegando com comentários, achegas e correcções.


3. Como sempre, lembramos que há mais nas outras secções:


– o Correio;

– o Pelourinho;

O Português na 1.ª Pessoa

– as Notícias Lusófonas


4. Finalmente, chamamos a atenção de todos para uma nova Controvérsia. A propósito da há muito anunciada actualização do Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, apresentam-se dois textos, um em defesa deste dicionário e outro que o rejeita.


Ficamos à espera de mais perguntas sobre a nossa língua comum.

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Deixamos em linha 30 Respostas de Hoje mais 29 Respostas Anteriores, colocadas durante a semana que agora finda. Para além de:

– no Correio, haver novos comentários e esclarecimentos de interesse especial, nomeadamente os intitulados “Língua Portuguesa e bandeira do Brasil” e “Língua Brasileira”;

– no Pelourinho, Regina Rocha relembra a diferença entre «de encontro a... » e «ao encontro de...»; e

– nas Notícias Lusófonas, damos conta de um artigo publicado no diário El Correo Galego sobre o excesso de anglicismos e barbarismos utilizados hoje no Castelhano, por via da imprensa espanhola em geral.


2. O Dia da Língua Portuguesa na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) é assinalado a 5 de Maio na sede desta organização em Paris com um debate, uma exposição fotográfica e música. Na mesma data comemora-se ainda o Dia da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Esperamos que estas comemorações contribuam para a projecção da língua portuguesa no mundo actual.

 

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Na segunda-feira, dia 1 de Maio, não haverá actualização, porque é feriado. Ciberdúvidas regressará no dia seguinte, 2 de Maio, com novas respostas e outros temas à volta da Língua Portuguesa.


2. Até lá, sugerimos a consulta das Notícias Lusófonas, que dão conta do programa Páginas de Português, dedicado ao tema do insucesso escolar em Portugal, e do atraso da actualização do dicionário da Academia das Ciências de Lisboa por dificuldades financeiras.


3. No Pelourinho, Carla Viana explica porque é que o verbo pôr tem acento circunflexo mas os seus derivados não.


4. No Correio, destacamos a respostas dos nossos consultores F. V. Peixoto da Fonseca, Edite Prada e Eunice Marta.


5. Ficam em linha 31 novas respostas que se somam às 24 respostas anteriores entradas nesta última semana. Entre estas, voltamos a destacar:


O colectivo de sapo

Regência do verbo acontecer

A expressão “madrinha de pia”

Acentuação gráfica na mesóclise verbal

Pronúncia do "e" de "-ém" e "-éns"


Bom 1.º de Maio!
 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Devido ao feriado do 25 de Abril em Portugal, Ciberdúvidas só volta a ser actualizado no dia seguinte, quarta-feira, 26. Ficam entretanto em linha, desde esta data, 21 novas respostas, que se somam às 48 que entraram durante a semana ora finda.


2. Fica também uma chamada de atenção para o novo Pelourinho, sobre regras de concordância e complemento circunstancial de matéria. Outra sugestão: a leitura do programa homologado de Português no Ensino Secundário em Portugal – que, inclusivamente, suscitou uma petição na Internet.


3. Voltamos a pedir a quem nos consulta o envio, sempre, do respectivo endereço electrónico, de forma a podermos encaminhar o que já tiver sido respondido, como sucede frequentemente. Sem esse contacto, e porque não se justifica colocar-se em linha perguntas e respostas repetidas, ficamos impedidos de fazer chegar directamente o esclarecimento solicitado.

4. Uma última recomendação: Ciberdúvidas não responde a consulentes sob anonimato ou sem a identificação do nome, apelido, a profissão (de preferência) e o país/cidade do acesso.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Chegado o período da Páscoa, o Ciberdúvidas faz uma breve pausa para regressarmos no próximo dia 17 de Abril. Até lá, além das respostas de hoje, deixamos em linha 38 respostas dadas na última semana. Entre estas, sugerimos a leitura de:


«Perigo de vida» ‘vs.’ «perigo de morte»

Grátis ‘vs.’ de graça

Divisão “entre dois números”

A classe dos nomes na TLEBS

Campos lexical e semântico


2. Nas nossas secções destacamos:

– o Pelourinho, com um texto intitulado “Quando é que um drama pode ser "humanitário"?!”;

– As Notícias Lusófonas;

– O Correio;

– e, sobre os espanholismos na obra de José Saramago, um texto de Fernando Venâncio no Português na 1.ª Pessoa.


Boa Páscoa!
 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Decorrerá na próxima semana, de 4 a 7 de Abril, a visita oficial do primeiro-ministro português José Sócrates a Angola. Ao contrário do que mais se coadunaria a um país, como Portugal, de desenvolvimento económico intermédio e na cauda do contexto da União Europeia – realidade que lhe retira qualquer hipótese para grandes investimentos públicos ou privados na sua política de cooperação –, não foi na cultura, sequer na componente científica e muito menos na língua que se centraram as prioridades políticas do Governo de Lisboa. Antes pelo contrário. Na comitiva de José Sócrates – que juntou 77 empresários ligados ao sector bancário, construção civil, indústria alimentar, telecomunicações, petróleo, turismo, etc. – , dos cinco ministros que o acompanham, nem um tutela as áreas susceptíveis da viabilização de projectos a favor da promoção e difusão do português em Angola ou na sua aprendizagem nos diversos níveis do sistema de ensino local, ainda tão deficitário a todos os níveis. Sobre esta opção do Governo português escreveu o jornalista e escritor angolano José Eduardo Agualusa.

2. Ficam também em linha:


– 33 Respostas de Hoje;

– o Correio, com uma chamada de atenção para o texto "Envergonhado com os erros da Lusa", o qual aponta os constantes erros gramaticais da Agência Lusa (Portugal);

– um Pelourinho sobre quaisquer, plural de qualquer, e a confusão entre quão e quanto;

– o referido texto de José Eduardo Agualusa, em O Português na 1.ª Pessoa;

– e as Respostas Anteriores, entre as quais salientamos algumas bastante recentes:


Ele e ela como pronomes pessoais do caso oblíquo?

Perda ‘vs.’ perca

A expressão «sopa no mel»

Pandilha e malta

O valor possessivo de lhe em «O medo acrescentou-lhe asas aos pés.»

Boa semana.
 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A cerimónia de entrega do Prémio João Carreira Bom 2005 ao jornalista e escritor Baptista-Bastos realiza-se nesta segunda-feira, dia 27, na sede da Vodafone, em Lisboa, com a presença do seu presidente, António Carrapatoso. A Vodafone, como se sabe, é a entidade patrocinadora deste galardão, único na imprensa portuguesa, em homenagem ao co-fundador do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, João Carreira Bom.

2. Além das Respostas de Hoje, destacamos outras que pusemos em linha na semana que finda:

 

3. A propósito do recém-publicado livro Gente Famosa Continua a Dar Pontapés na Gramática – Manual de Erros e Correcções de Linguagem, de Lauro Portugal, de Lauro Portugal (Roma Editora, 2006), inserimos na secção O Português na 1.ª pessoa um texto do jornalista Francisco Belard, publicado originalmente no caderno "Actual" do semanário "Expresso".

4. Sobre o programa Páginas de Português e a recepção dos canais de televisão portugueses na Galiza, sugerimos ainda a leitura das nossas Notícias Lusófonas.

5. Por último, a forma da palavra câmara e a confusão de fobia com gosto e preferência são os tópicos abordados no novo Pelourinho, da autoria de Regina Rocha.

Esperando termos contribuído para um melhor conhecimento desta nossa Língua Portuguesa, ficamos a aguardar mais perguntas para a próxima semana.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A Expolíngua Portugal, realizada até este domingo, dia 19, contou com a presença do Ciberdúvidas, no pavilhão Instituto Internacional da Língua Portuguesa, organismo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) , juntamente como o Observatório da Língua Portuguesa.

2. Ficam entretanto em linha 24 novas respostas, para além das que foram dadas no decurso da semana ora finda, nomeadamente:


O verbo dever

Sobre os grafemas que representam o som [s]

Conjugação do presente do conjuntivo do verbo dar

Pode-se «ter o dever de», mas nunca se "deve de"

A diferença entre voz activa e voz passiva


2. Chamamos também a atenção para o Pelourinho, a propósito da expressão “arriscar a vida”, e para as Notícias Lusófonas.