Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Decorrida uma semana sobre a renovação do Ciberdúvidas, registamos muitos comentários favoráveis, mas também as manifestações de saudades pelo antigo Ciberdúvidas. Não podendo agradar a todos, estamos sobretudo a procurar solucionar algumas dificuldades nas funcionalidades e no acesso a todos os conteúdos. É por isso que gostaríamos de pedir uma vez mais alguma paciência; mas o que é mais importante ainda é neste momento poder contar com a colaboração de quem nos consulta.

2. Ficam entretanto em linha 46 novas respostas (consultar Perguntas e Respostas); recordamos aqui algumas:

Virtualidades

«Às 2h30 da madrugada» é hoje ou amanhã?;

Adjectivo derivado de trocânter/trocanter;

«Ao calha», «ao calhas» e «ao calhar»;

Columbano.


3. Recomendamos ainda a leitura do Correio, das Controvérsias (ainda sobre a TLEBS), das Lusofonias, da Montra de Livros, das Notícias e do Pelourinho.

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Nos dez anos do Ciberdúvidas, é com entusiasmo reforçado que apresentamos uma reestruturação profunda deste serviço.

Há de novo não apenas o grafismo, da responsabilidade do "designer" Henrique Cayatte, mas também os processos  mais eficazes de navegação por todas as áreas e conteúdos:

— pesquisa, por palavra-chave, de respostas anteriores (mais de 19 mil nesta data) ou de um qualquer artigo de outra rubrica (Antologia, Português na 1.ª Pessoa, Diversidades, Actualidades);

— pesquisa por selecção cruzada de áreas linguísticas, tipos de palavra e temas;

— elaboração da pergunta através de formulário , com integração, também aqui, de um mecanismo de pesquisa.

O novo grafismo permite uma detecção visual mais imediata de todas as secções que compõem este sítio; as diferentes modalidades de pesquisa evitam a repetição de perguntas/respostas, podendo o consulente ver a sua dúvida esclarecida imediatamente.

Este é ainda, no entanto, um período probatório, sendo muito provável que ocorram falhas de vária ordem. Isto acontecerá porque ainda estamos a estabilizar o funcionamento do sistema e porque temos para catalogar, durante os próximos meses, um grande número de respostas antigas. Está também em tratamento uma nova secção do Ciberdúvidas, que será lançada mais tarde: trata-se do acesso a teses de mestrado e doutoramento em Linguística defendidas em Portugal  - um projecto que contou com o apoio da Fundação Gulbenkian e concretização do ILTEC.

Apelamos, por isso, à compreensão e paciência de quem já não dispensa o Ciberdúvidas.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Por motivo de ajustamentos nas suas funcionalidades, o novo Ciberdúvidas só estará disponível na próxima segunda-feira, 22 de Janeiro. Pedimos desculpa por esta demora, mas contamos com a paciência e a compreensão dos nossos consulentes, que já souberam acompanhar-nos em situações bem mais difíceis. Entretanto, deixamos esta imagem do que vai ser o Ciberdúvidas renovado.

Por Maarten Janssen
This site is currently under contruction.

It will be relaunched with a new design on the 15th of January.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Ciberdúvidas retoma nesta data as suas regulares actualizações, de segunda a sexta-feira, depois da interrupção do Verão. A todos os nossos consulentes que, neste período, nos foram enviando as suas perguntas e outras mensagens, pedimos que no-las voltem a enviar, se por acaso elas não tiverem obtido resposta por estes próximos dias.

2. Duas outras boas notícias: o Ministério da Educação1 renovou o destacamento solicitado pelo Ciberdúvidas para o professor de Português Carlos Rocha continuar o trabalho, que tão bem tem executado, na coordenação executiva deste serviço público em prol da Língua Portuguesa, dando igual provimento para um segundo destacamento, o da professora Ana Martins. Caber-lhe-á a complexa tarefa, possível só a tempo inteiro, de assegurar com o Sapo a reestruturação gráfica e de todo o arquivo do Ciberdúvidas – a primeira da responsabilidade do designer Henrique Cayatte e a segunda do linguista e investigador do ILTEC Maarten Janssen –, que queremos ultimada em Janeiro próximo, por altura do 10.º aniversário deste projecto.

3. Ficam entretanto em linha 11 novas respostas, além do que renovámos nas restantes áreas temáticas do Ciberdúvidas.

1 Pelo segundo ano consecutivo, Ciberdúvidas beneficiou deste precioso apoio do Ministério da Educação português, a cujos responsáveis, e em especial à ministra Maria de Lurdes Rodrigues, deixamos aqui expresso o nosso público agradecimento.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Como é habitual nesta época, durante os meses de Julho e Agosto, Ciberdúvidas faz uma pausa nas suas actualizações diárias não só por motivo de férias, mas também para proceder à reestruturação do seu arquivo. Retomaremos em 4 de Setembro. Até lá, pedimos aos prezados consulentes o favor de não nos enviarem perguntas, guardando-as para quando regressarmos em pleno.

2. Ficam entretanto em linha mais 108 novas respostas (ver Respostas de Hoje e Respostas Anteriores). E fica tudo o resto que é hoje o Ciberdúvidas: cerca de 20 000 temas, ao todo, já, sobre a Língua Portuguesa – do consultório às rubricas Controvérsias, Correio, Diversidades, Glossário, Notícias Lusófonas, Montra de Livros, Pelourinho e O Português na 1.ª Pessoa.

3. Por último, chamamos a atenção para o belo poema de Manuel Alegre que incluímos recentemente na Antologia. Trata-se de um texto alusivo a um outro que Camões escreveu em redondilha e cuja primeira estrofe aqui recordamos:



Sôbolos [= Sobre os] rios que vão
por Babilónia, m’achei,
onde sentado chorei
as lembranças de Sião
e quanto nela passei.
Ali o rio corrente
de meus olhos foi manado,
e tudo bem comparado,
Babilónia ao mal presente,
Sião ao tempo passado.

[...]

E assim nos despedimos por agora, com Camões, referência maior da nosso idioma comum.

Até Setembro!

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Assinalamos com muita satisfação que foi recentemente posta em linha a resposta n.º 18 000. Ciberdúvidas considera que estas mais de 18 000 perguntas, disponíveis nas Respostas Anteriores e nas Respostas de Hoje, são bem sinal do interesse e entusiasmo com que o nosso trabalho tem sido acolhido. Fica, pois, a certeza de ter sentido prosseguir a tarefa quotidiana de saber mais sobre a nossa língua comum para a falar melhor.

 

2. Como sempre, além das nossas respostas, sugerimos a leitura das seguintes rubricas:

– O Pelourinho, com um texto de Regina Rocha a propósito da regra de uso

do infinitivo pessoal;

– as Notícias Lusófonas, com especial atenção para a participação de José Francisco Viegas no programa Páginas de Português e para a Mostra de Linguística que se realiza em 26 e 27 de Junho na Reitoria da Universidade de Lisboa;

 

– e o Correio.


Saudações,

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Devido aos feriados de 13 e 15 de Junho em Portugal, Ciberdúvidas fará uma pausa nas suas actualizações diárias, para as retomar em 19 de Junho, segunda-feira. Até lá, deixamos mais respostas a perguntas que nos foram chegando (ver Respostas de Hoje e Respostas Anteriores) e novos temas abordados na Antologia, Correio, Pelourinho e Notícias Lusófonas.


2. Nas celebrações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades de Portugal, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou a importância da língua como valor estratégico para a projecção de Portugal no mundo. Esta perspectiva é certamente o ponto de partida para a consciência de que existe um património que urge preservar, transmitir e desenvolver, a fim de que os seus falantes possam afirmar-se em pé de igualdade com os outros cidadãos do mundo.


3. As afirmações do Presidente português podem ainda ser relacionadas com o sentido da evolução linguística na actualidade. O futuro globalizado vai provavelmente determinar que só as línguas que se saibam afirmar cultural, política e economicamente possam sobreviver. E foi com toda a pertinência que o Presidente português lembrou que a identidade portuguesa está ligada à língua que Camões consagrou.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A conjunção ou significa «ou senão» ou «ou também»? Tem os dois valores, dependendo do contexto. O que é o complexo de Édipo? O tema é complicado, mas a resposta pode ser, para já, sucinta. Em português, género é o mesmo que sexo? Não, mas actualmente

O que é o paralelismo? Há vários tipos? Leia-se esta resposta. Diz-se «arrogar-se ao direito»? Não, «arrogar-se o direito». Finalmente: qual é o verdadeiro significado de contracapa, nas artes gráficas, e como devemos grafar o símbolo da percentagem?

Estas são algumas das mais recentes perguntas – nalguns casos, até, contestações – que chegaram ao Ciberdúvidas (ver Respostas Anteriores e Respostas de Hoje).


2. Como sempre, chamamos a atenção de quantos queiram saber mais sobre a língua portuguesa para as seguintes rubricas:

Correio;

Controvérsias;

Notícias Lusófonas;

Pelourinho;

– e Antologia (com um novo texto, desta feita, um ensaio de Guilherme d'Oliveira Martins sobre esta nossa língua comum).

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Nas Notícias Lusófonas, damos conta de uma petição em defesa do ensino das línguas clássicas no Ensino Superior e Secundário em Portugal. Trata-se de uma iniciativa oportuna, porque o legado histórico do português parece hoje andar desvalorizado. É certo que os avanços tecnológicos encontram a sua designação no inglês, mas reconheça-se que mesmo nesta língua existe uma poderosa e produtiva componente lexical de origem greco-latina. Não vale, pois, a pena pensar que as línguas clássicas constituem um domínio irrelevante do saber e que, sem perda de tempo, os nossos jovens precisam é de adquirir competências que lhes garantam um futuro à frente de um computador. Esperar isto deles pode, para alguns, ser o que o mundo actual exige; mas não chega para formar mulheres e homens na sua humanidade, dimensão que foi justamente descoberta e debatida em textos gregos e latinos. Foi aqui que o Renascimento do século XVI buscou exemplo, lançando as bases do pensamento moderno. E é a essa herança que a nossa língua comum muitas vezes regressa para achar palavras e encontrar-lhes sentido.


2. Como é habitual, deixamos cerca de 60 respostas que foram sendo postas em linha ao longo da semana que finda (ver Respostas de Hoje e Respostas Anteriores).


3. Recordamos ainda que no programa Páginas de Português se falará do futebol e da sua linguagem.


4. No Correio, Edite Prada responde a uma pergunta sobre a importância da linguística para a construção da cidadania.


5. E finalmente, no Pelourinho, continuamos atentos ao desleixo linguístico na comunicação social.


Boa leitura.