Em linha, ficam dez novas respostas em que são tratados vários temas gramaticais e lingu[ü]ísticos: morfologia, tradução, pronúncia, atestação de palavras/expressões, etimologia e regionalismos.
Regina Rocha, num novo Pelourinho, explica que perceber de é «ser perito em», enquanto aperceber-se de é «dar-se conta de».
Voltamos a lembrar que o novo Ciberdúvidas ainda está em reestruturação, pelo que pedimos um pouco mais de paciência a todos os que nos procuram. Informamos, entretanto, que, tal como nas demais áreas, é possível consultar as nossas perguntas/respostas por ordem cronológica: basta clicar em Perguntas e Respostas (coluna da esquerda) e depois em Mostra todos (coluna da direita).
São dez as novas respostas que ficam em linha. Além das habituais dúvidas sobre a existência ou a boa formação das palavras e o seu significado (por exemplo, «chibar, biocombustível e viandante existem?»), são abordadas as formas de tratamento («chamar-vos» ou «chamá-los»?) e as regências verbais («ir a Lisboa»).
Deixamos também um novo Pelourinho e mais um texto nas Controvérsias, ainda sobre a aplicação em Portugal da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS).
«Qual é o significado do termo calafão?», quis saber um consulente do Ciberdúvidas. Um outro fez-nos chegar a seguinte pergunta: «Qual o conceito de entropia e neguentropia?» Um terceiro encontrou registadas estas duas formas: «creme pasteleiro» e «creme de pasteleiro».
Ficam em linha, ao todo, 11 novas respostas. Além de um novo texto no Pelourinho a propósito desta notícia do jornal Público: «O aeroporto de Beja prevê atingir, entre partidas e chegadas, uma média de 178 mil passageiros em 2009, que poderão aumentar até 1,8 milhões em 2020, segundo as previsões da empresa responsável pelo projecto.»
O antónimo do adjectivo entendível poderá ser “inentendível”? «Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e sobretudo a escapar do perigo terrível de, envelhecendo, virar vinagre.» Estamos aqui perante uma metáfora ou um eufemismo? Qual o termo preferível: irrigar ou regar? Qual será a melhor definição de nonsense, e mais especificamente na obra literária para a infância?
Quatro dúvidas, quatro respostas de um total de onze novos temas no consultório do Ciberdúvidas — para além de um novo texto no Pelourinho e da notícia da realização do Congresso Internacional da Lusofonia, em Lisboa.
Fica também em linha um novo texto nas Controvérsias, sobre a querela da nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, em Portugal: Carta Aberta à ministra da Educação, da autoria de Pedro Feytor Pinto.
A presente actualização, que fecha a semana, inclui doze novas respostas, repartidas pelos seguintes temas:
— graus dos adjectivos;
— ordem dos constituintes na oração;
— explicitação do sentido de alguns termos gramaticais;
— pronúncia e leitura;
— etimologia e semântica.
Há novidades também no Pelourinho, no Correio e em Notícias
Aproveitamos para lembrar que já se encontra disponível a lista de ordenação cronológica das últimas perguntas e respostas: em Perguntas e Respostas, na barra da direita — Mostra todos.
Ficaram 47 respostas em linha esta semana.
Em Perguntas e Respostas estão em foco temas como:
— a legitimidade das formas garatujador, inefectivo e julgamental;
— a integração no português da palavra turismo;
— a origem dos nomes Severino e Arunca;
— a variação das formas gengiva/engiva.
Há também textos novos: em Antologia e Controvérsias.
Foi actualizada ainda a secção Correio.
A actualização de hoje é excepcionalmente mais abundante.
Em Perguntas e Respostas estão em foco temas como:
—a legitimidade das formas garatujador, inefectivo e julmental;
—a integração no português da palavra turismo;
—a origem dos nomes Severino e Arunca;
—a variação das formas gengiva - engiva.
Há também textos novos: em Antologia e Controvérsias.
Foi actualizada ainda a secção Correio.
Boas consultas!
As oito perguntas postas hoje em linha revelam que a etimologia, a formação e o significado das palavras continuam a suscitar grande interesse em quem nos consulta (ver Perguntas e Respostas, à esquerda). Como sempre, as restantes rubricas do Ciberdúvidas estão também acessíveis na coluna da esquerda.
1. Nas cinco novas respostas que ficam em linha (Perguntas e Respostas, na coluna da esquerda), abordam-se a construção de frases (sintaxe), a pronúncia-padrão brasileira, a origem de palavras (etimologia) e as classes de palavras (morfologia).
2. Na coluna da esquerda, estão disponíveis outros textos de interesse para a discussão de temas da língua portuguesa.
1 – Sobre as palavras (léxico), a sua origem (etimologia) e o seu significado (semântica), ficam em linha cinco respostas novas, às quais se pode aceder nas colunas da direita e da esquerda. A rubrica Notícias (coluna da esquerda) foi também actualizada.
2 – Renovamos entretanto o pedido para a indicação, sempre, nas perguntas que nos sejam enviadas, do primeiro e do último nome no espaço existente para esse efeito no formulário (na coluna da esquerda), assim como do local de acesso. A profissão é também um dado relevante para um perfil mais seguro de quem consulta o Ciberdúvidas.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações