Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Em linha, ficam dez novas respostas em que são tratados vários temas gramaticais e lingu[ü]ísticos: morfologia, tradução, pronúncia, atestação de palavras/expressões, etimologia e regionalismos.

Regina Rocha, num novo Pelourinho, explica que perceber de é «ser perito em», enquanto aperceber-se de é «dar-se conta de».

Voltamos a lembrar que o novo Ciberdúvidas ainda está em reestruturação, pelo que pedimos um pouco mais de paciência a todos os que nos procuram. Informamos, entretanto, que, tal como nas demais áreas, é possível consultar as nossas perguntas/respostas por ordem cronológica: basta clicar em Perguntas e Respostas (coluna da esquerda) e depois em Mostra todos (coluna da direita).












Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

São dez as novas respostas que ficam em linha. Além das habituais dúvidas sobre a existência ou a boa formação das palavras e o seu significado (por exemplo, «chibar, biocombustível e viandante existem), são abordadas as formas de tratamento («chamar-vos» ou «chamá-los»?) e as regências verbais ir a Lisboa»).

Deixamos também um novo Pelourinho e mais um texto nas Controvérsias, ainda sobre a aplicação em Portugal da Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS).

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

«Qual é o significado do termo calafão?», quis saber um consulente do Ciberdúvidas. Um outro fez-nos chegar a seguinte pergunta: «Qual o conceito de entropia e neguentropia?» Um terceiro encontrou registadas estas duas formas: «creme pasteleiro» e «creme de pasteleiro».

Ficam em linha, ao todo, 11 novas respostas. Além de um novo texto no Pelourinho a propósito desta notícia do jornal Público: «O aeroporto de Beja prevê atingir, entre partidas e chegadas, uma média de 178 mil passageiros em 2009, que poderão aumentar até 1,8 milhões em 2020, segundo as previsões da empresa responsável pelo projecto.»

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

O antónimo do adjectivo entendível poderá ser “inentendível”? «Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e sobretudo a escapar do perigo terrível de, envelhecendo, virar vinagre.» Estamos aqui perante uma metáfora ou um eufemismo? Qual o termo preferível: irrigar ou regar? Qual será a melhor definição de nonsense, e mais especificamente na obra literária para a infância?

Quatro dúvidas, quatro respostas de um total de onze novos temas no consultório do Ciberdúvidas — para além de um novo texto no Pelourinho e da notícia da realização do Congresso Internacional da Lusofonia, em Lisboa.

Fica também em linha um novo texto nas Controvérsias, sobre a querela da nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, em Portugal: Carta Aberta à ministra da Educação, da autoria de Pedro Feytor Pinto.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

A presente actualização, que fecha a semana, inclui doze novas respostas, repartidas pelos seguintes temas:

— graus dos adjectivos;
— ordem dos constituintes na oração;
— explicitação do sentido de alguns termos gramaticais;
— pronúncia e leitura;
— etimologia e semântica.

 

Há novidades também no Pelourinho, no Correio e em Notícias

Aproveitamos para lembrar que já se encontra disponível a lista de ordenação cronológica das últimas perguntas e respostas: em Perguntas e Respostas, na barra da direita — Mostra todos.

Ficaram 47 respostas em linha esta semana.

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Em Perguntas e Respostas estão em foco temas como:

   — a legitimidade das formas garatujador, inefectivo e julgamental;
   — a integração no português da palavra turismo;
   — a origem dos nomes Severino e Arunca;
   — a variação das formas gengiva/engiva.

Há também textos novos: em Antologia e Controvérsias.

Foi actualizada ainda a secção Correio.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

A actualização de hoje é excepcionalmente mais abundante.

Em Perguntas e Respostas estão em foco temas como:


—a legitimidade das formas garatujador, inefectivo e julmental;
—a integração no português da palavra turismo;
—a origem dos nomes Severino e Arunca;
—a variação das formas gengiva - engiva.

 

Há também textos novos: em Antologia e Controvérsias.

Foi actualizada ainda a secção Correio.

Boas consultas! 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

As oito perguntas postas hoje em linha revelam que a etimologia, a formação e o significado das palavras continuam a suscitar grande interesse em quem nos consulta (ver Perguntas e Respostas, à esquerda). Como sempre, as restantes rubricas do Ciberdúvidas estão também acessíveis na coluna da esquerda.


Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Nas cinco novas respostas que ficam em linha (Perguntas e Respostas, na coluna da esquerda), abordam-se a construção de frases (sintaxe), a pronúncia-padrão brasileira, a origem de palavras (etimologia) e as classes de palavras (morfologia).

2. Na coluna da esquerda, estão disponíveis outros textos de interesse para a discussão de temas da língua portuguesa.

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1 – Sobre as palavras (léxico), a sua origem (etimologia) e o seu significado (semântica), ficam em linha cinco respostas novas, às quais se pode aceder nas colunas da direita e da esquerda. A rubrica Notícias (coluna da esquerda) foi também actualizada.

2 – Renovamos entretanto o pedido para a indicação, sempre, nas perguntas que nos sejam enviadas, do primeiro e do último nome  no espaço existente para esse efeito no formulário (na coluna da esquerda), assim como do local de acesso. A profissão é também um dado relevante para um perfil mais seguro de quem consulta o Ciberdúvidas.