Informação relacionada sobre todas as Aberturas
Mudanças no ensino do Português
1. Realizou-se, no passado dia 4 de Dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Seminário sobre a revisão dos Programas de Português do Ensino Básico, organizado pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. O aumento da carga horária e um modelo funcional e integrador das orientações programáticas para o português língua materna e não materna foram considerados tópicos consensuais. 2. Os falantes de todas as épocas trazem as coisas que observam e os intrigam para a construção de um modo...
Centro de Língua Portuguesa em Leeds
1. Foi inaugurado o Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Leeds, no Reino Unido. O Instituto Camões já mantinha há três décadas um professor de Português a tempo inteiro nesta universidade, mas a constituição de um centro de língua permite uma maior autonomia e acesso a fundos, indispensáveis ao desenvolvimento de actividades e eventos.2. Há dúvidas permanentes e problemas insolúveis? No que toca à língua, parece que sim. Há, porém, matizes importantes na aplicação de uma regra ou princípio a determinado contexto...
Galiza vs. PISA 2006
1. Será desta que o mundo de língua portuguesa saberá valorizar os velhos laços culturais e linguísticos com a Galiza? O dossiê publicado no semanário Expresso (Portugal) vai nesse sentido...
2. Entretanto, o presente é sombrio para o ensino e para a aprendizagem da língua materna em Portugal: o relatório PISA 2006 (Programme for International Student Assessment) mostra que, nos conhecimentos de leitura, os alunos portugueses estão atrás da média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e para o...
Portal discute português e multilinguismo
1. Assinalamos a criação de um novo portal — o Lingu@e —, com a principal finalidade de enquadrar questões da língua portuguesa no debate do multilinguismo europeu. Trata-se de uma iniciativa que resulta de um protocolo entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o Instituto Camões (IC) e o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu.2. Além do que se encontra em destaque, respondemos ainda a dúvidas sobre: — a relação entre grafia e fonia na representação de palavras; — a associação do superlativo e do...
Quando o uso não está descrito
Por muito exaustivos que sejam dicionários e gramáticas, nem todos os usos linguísticos adequados são abrangidos. Às vezes, é uma informação que não se confirma: um dicionário atribui o género feminino a escorrega, mas toda a gente diz «o escorrega». Noutras situações, a palavra até está bem formada (por exemplo, xadrezístico), mas os lexicógrafos parecem ter-se esquecido dela. Por seu lado, o significado das palavras permite novas associações, o que legitima expressões como «contrair uma lesão». Por isso, aqui estamos,...
História ortográfica
1. Para evitar comentários alarmísticos, nada melhor do que ter uma perspectiva histórica sobre alguns assuntos. Convém, pois, saber que, no mundo de língua portuguesa, a questão ortográfica tem praticamente cem anos. Neste contexto, divulgamos um trabalho publicado pelo Jornal de Notícias (Portugal). Já agora, sabia que os grafemas <nh> e <lh> têm origem occitânica (Sul de França)?2. Neste dia, regressam as dúvidas sobre o substantivo habitat, o verbo desconfiar e as locuções latinas....
Bizarrias e realidades linguísticas
1. Na comunicação social portuguesa, definem-se os campos sobre o novo Acordo Ortográfico. Argumenta-se com decisão: sem acordo com o Brasil, o português europeu pode tornar-se uma bizarria, «falado por uns meros 10 milhões de pessoas». Argumento forte, sem dúvida, porque quer dizer que línguas, dialectos ou variedades linguísticas com 10 milhões de falantes são uma bizarria. Que pensar, então, do catalão ou do checo?2. Os reis fazem história linguística e reacendem eternas discussões: por que ou porque? Ana Martins explica...
32 respostas em linha
1. São 32 as respostas disponibilizadas na actualização deste dia, com temas revisitados: — o uso do infinitivo impressoal; — a pronúncia; — a colocação dos clíticos; — a atestação de formas de palavras; — a classificação de orações. 2. Entretanto prossegue a crítica à TLEBS (Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário — em Portugal), pela mão de João Andrade Peres (Ver Controvérsias)....
O cisma do Acordo
Portugal não vai pôr em vigor um acordo que já assinou, atestado por uma ratificação que vai assinar?Sim e não.Sim, porque não diz que não; não, porque essa vigência não afectará a actual geração de alunos a frequentar as escolas portuguesas. E, no entanto, a questão do acordo está na ordem do dia. É uma reforma acanhada . É uma catástrofe . É um assunto meramente político . É um problema económico para o mercado livreiro ......
