1. Apesar das dificuldades por que tem passado o ensino do português no estrangeiro, ainda parece haver esperança. Segundo a agência Lusa, o Ministério da Educação de Portugal «destinará a este sector, em 2009, [...] mais 200 mil euros que no ano anterior, quando a despesa ficou em 37,5 milhões de euros.»
2. O programa Língua de Todos, a transmitir pela RDP África em 17 de Outubro, pelas 13h00, e no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00 (hora portuguesa), será dedicado às diferenças do português hoje falado em África, em comparação com a sua matriz europeia. Na emissão do Páginas de Português na Antena 2, no dia seguinte, domingo, 19 de Outubro, o filósofo Desidério Murcho referir-se-á ao que é, para um professor, uma «aula ideal».
3. O terceiro episódio da nova série do programa Cuidado com a Língua! irá para o ar na segunda-feira, dia 20, pelas 21h15 (hora de Portugal), na RTP 1. O tema é o amor e algumas expressões e palavras relacionadas – tais como a origem do dito «há mouro na costa» e do substantivo aliança (de casamento), a regência do verbo gostar, ou, ainda, a diferença entre coração, cor (com ó aberto) e cor (com ó fechado). Com repetição na RTP N, na RTP África e na RTP Internacional, além de ficar disponível, semanalmente, na página da televisão pública portuguesa.
Assim se evoca António Vieira (1608-1697) no livro Mensagem, de Fernando Pessoa:
«O céu`strella o azul e tem grandeza.
Este, que teve a fama e à gloria tem,
Imperador da lingua portugueza,
Foi-nos um céu também.»
Justamente porque neste ano se assinala o IV centenário do nascimento desse grande mestre da língua portuguesa, realiza-se no próximo dia 31 de Outubro, em Braga (Portugal), na Universidade do Minho, o Colóquio Padre António Vieira "A UTOPIA DO ESPÍRITO". Sobre este e outros eventos comemorativos da efeméride, consulte-se o sítio Ano Vieirino (http://www.anovieirino.com).
Por mais afastados que estejam, os laços entre falantes de português estreitam-se cada vez mais na mesma rede. A Wikipédia em português aprovou uma moção que propõe admitir, já a partir deste mês de Outubro, a nova ortografia comum, a par das actualmente existentes. Foi do meio da selva amazónica, mas através de telefone por satélite, que Murilo António de Carvalho, vencedor da primeira edição do Prémio Leya, falou a quem assistia em Lisboa à conferência de imprensa para atribuição do referido prémio.
1. Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, criou-se um Curso Livre de Línguas Clássicas que decorre de Outubro a Junho, dividido em dois semestres. O horário é pós-laboral, e todas as informações podem ser obtidas no secretariado do Departamento de Estudos Portugueses da referida faculdade.
2. No Pelourinho, Ana Martins contesta uma falsa oposição entre os adjectivos contemplativo e interpretativo, quando se discutem novos modos de ler. Num texto divulgado na rubrica O Nosso Idioma, Manuel Gonçalves da Silva mostra que é impossível desenvolver e divulgar um estudo científico sem recorrer a uma metalinguagem rigorosa, unívoca e objectiva. No Correio, um consulente dá uma achega ao artigo "O nepotismo, o emprego e o `Estadão´", de Francisco Seixas da Costa.
1. A língua portuguesa levará 20 a 30 anos a consolidar-se em Timor-Leste, afirmou José Ramos Horta, presidente daquele país. Apesar disso, há boas perspectivas; diz Ramos Horta: «Com o actual esforço, com o apoio generoso de Portugal e do Brasil, o português rapidamente será uma língua real no nosso país no sentido de que as pessoas a usem no dia-a-dia [...].»
2. De 10 a 12 de Outubro, decorreram várias iniciativas dedicadas ao português em Paris, no Centro Cultural Calouste Gulbenkian e na Residência André de Gouveia da Cidade Universitária. Integrados no Lire en Fête (Ler em Festa), ocasião em que a França celebra a leitura e a escrita, os referidos eventos tiveram a colaboração do Instituto Camões.
3. O presidente do Brasil, Lula da Silva, recebe neste dia, em Toledo, o Prémio D. Quixote de la Mancha por ter incorporado a língua espanhola à educação oficial do Brasil. O governo autónomo de Castela-La Mancha (Espanha) e a Fundação Santillana criaram este galardão para assinalar o melhor trabalho institucional de promoção do espanhol.
1. Prémio Nobel de Literatura 2008: Jean-Marie Le Clézio.
Nobel é palavra aguda, ou grave? Nobelizar, nobelizado, nobelizável existem?
2. O correio e suas muitas palavras e expressões à volta são o tema central do terceiro episódio da nova série do programa Cuidado com a Língua!, emitido pela RTP 1, na segunda-feira, dia 13, às 21h30 (hora de Portugal). Por exemplo, a origem de “mala-pasta” e de “estafeta”. E «levar a carta a Garcia», qual o seu significado preciso e origem histórica.
Além de estar também disponível na página da televisão pública portuguesa na internet, Cuidado com a Língua! passa igualmente na RTP Mobile (segundas, às 21h15; terças, às 23h00, e quartas, às 23h15), RTP N (terças, 20h30), RTP África (domingos, às 19h00), RTP Internacional (sábados, às 21h15), RTP i América (domingo, 01h00) e RTP i Ásia (sábados, às 11h30).
O discurso oco do tecnocratês — e não só — é lastimado na crónica do jornalista João Gobern, reproduzida no Pelourinho.
Arquipélago da morabeza, poesia morbeza, espírito morabeza... o que é a morabeza? Sorrisos abertos, como se houvesse muitos amanhãs.
Ler a propósito:
1. Terminou o 7.º Colóquio Anual da Lusofonia. Eis os principais resultados:
Os representantes da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras aplaudiram.
2. Porque é que os textos secundários de um semanário de referência hão-de ser escritos como calha? É a pergunta que faz Ana Martins no Pelourinho.
1. Decorrerá neste dia, em Santiago de Compostela, a sessão inaugural da Academia Galega de Língua Portuguesa. O galego afirma-se assim como uma língua irmã do português e passa a ter uma porta (mais) aberta para o mundo lusófono.
Ler:
Academia Galega da Língua Portuguesa
A Academia Galega da Língua Portuguesa comeza a súa andaina a vindeira semana
2. Ainda aqui ao lado: durante 11 anos, as 22 Academias de Espanhol prepararam a Nova Gramática: tem 3200 páginas e cobre a descrição do espanhol contemporâneo e a sua evolução. Inclui também um tratamento exaustivo das questões controversas da língua, afigurando-se, deste modo, como um instrumento regulador para os profissionais da comunicação social e outros.
É um bom exemplo para os académicos e investigadores em língua portuguesa de aquém e de além-mar.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações