1. Confrontados com os temas das perguntas que nos têm sido apresentadas, apercebemo-nos de que há grande atracção pelo universo linguístico de cariz popular, o que nos leva a inferir que esta curiosidade se revela como um sintoma de respeito pelos actos de fala genuínos do quotidiano popular. De facto, abundam questões sobre: a origem de palavras e expressões típicas de certas zonas (regionalismos); a pronúncia, a acentuação e a ortografia de termos conhecidos por via oral; o significado de expressões antigas; o sentido de muitos provérbios, expressão da sabedoria popular.
2. No Páginas de Português (domingo, dia 11 de Outubro, às 17h00*, na Antena 2) vai falar-se com o escritor Mário de Carvalho sobre as estratégias para contrariar o progressivo empobrecimento lexical da língua portuguesa, realidade comprovada por alguns estudos. O ensino da escrita estará, ainda, em foco numa conversa com a professora Antónia Coutinho, da Faculdade das Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
3. A propósito da atribuição dos prémios Nobel de 2009, e em particular do da Paz a Barack Obama, lembra-se aqui a pronúncia recomendada: /Nobél/, e não "Nóbel". Porquê? Ver aqui.
* Hora oficial de Portugal continental.
1. A preocupação com a língua portuguesa tem vindo a ganhar vulto. O grande número de colóquios, simpósios, encontros em torno da língua é prova evidente de tais cuidados. A consciência da importância — e, pode-se mesmo dizer, da urgência — da aposta no desenvolvimento de competências nos falantes ressalta do leque de iniciativas de promoção da língua, que as mais variadas instituições se têm proposto a dinamizar.
E, nessa área, salienta-se o Centro Virtual Camões, «o sítio da Internet do Instituto Camões para apoio ao ensino e à aprendizagem do português», que nos oferece vários serviços, bastante apelativos, centrados na especificidade de três das competências em que assenta a mestria linguística: falar, ouvir e ler. É-nos dada, também, a oportunidade de a brincar, através de jogos (jogos lexicais, gramaticando, jogo da glória, jogo da forca), se aprender «o português de forma lúdica».
2. No programa Língua de Todos, na sua emissão de sexta-feira, dia 9 de Outubro, às 13h15*, na RDP África (com repetição no sábado, dia 10, às 9h15*), vai estar em foco, ao longo de uma conversa com o coordenador Yvanowik Dantas Valério, um curso de formação para professores africanos de língua portuguesa, que se realizou na Universidade Federal do Ceará, do qual resultou um livro com 96 histórias sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. Será aí feita, também, uma abordagem às expressões «com nós» e «com a gente», usadas no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa para designar o connosco do português europeu.
3. Por sua vez, no Páginas de Português (domingo, dia 11 de Outubro, às 17h00*, na Antena 2) vai falar-se com o escritor Mário de Carvalho sobre as estratégias para contrariar o progressivo empobrecimento lexical da língua portuguesa, realidade comprovada por alguns estudos. O ensino da escrita estará, ainda, em foco numa conversa com a professora Antónia Coutinho, da Faculdade das Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
4. Ficam entretanto em linha três novos artigos: Poética de Amália, na rubrica O Nossos Idioma, e Erros evitáveis, se... e A falta de (bons) revisores, no Pelourinho.
* Hora oficial de Portugal continental.
1. As dúvidas sobre a língua que falamos surgem-nos quando nos vemos confrontados no dia-a-dia com casos cuja construção nos parece estranha. É o que acontece com a ortografia de certas palavras pouco usuais, com o valor dos neologismos, com os gentílicos, com a construção de certos enunciados e, até, com o sentido dos provérbios…
Sinal evidente de reflexão sobre a complexidade da língua, as questões apresentadas pelos consulentes são reveladoras do desenvolvimento da consciência linguística, conducente ao conhecimento explícito — o funcionamento da língua.
Porque do jogo entre o certo e o errado, o correcto e o incorrecto, o legítimo e o agramatical, a norma e a variante… emerge o domínio linguístico.
2. Entre escrever e escrever bem há uma grande distância. Por isso, a proposta de uma oficina de escrita é sempre bem-vinda. Na Fundação de Serralves, no Porto, entre 7 de Outubro e 9 de Dezembro, vai decorrer um «Atelier de Escrita — Homens e Bichos» dinamizado pelo escritor Mário Cláudio.
1. Lutando contra a corrente do baixo nível de literacia dos portugueses face aos parceiros europeus, vários projectos de incentivo à leitura têm surgido, muitos deles promovidos pelo Ministério de Educação de Portugal. Porque conscientes do poder da leitura — como factor determinante no desenvolvimento do espírito, no estímulo da escrita e, também, no domínio da língua —, tem havido a preocupação em se responder às mais diversas situações: aprender a ler com o Caminho das Letras; actividades relacionadas com a leitura e a escrita na Biblioteca de Livros Digitais; iniciativas, notícias e eventos desenvolvidos no âmbito da leitura em diferentes espaços (Ler + nas Escolas, Ler + nas Bibliotecas, Ler + em Família, Ler + em Todo o Lado), da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura.
2. Em consonância com essas iniciativas e enquadrada na mostra do Plano Tecnológico da Educação, que decorrerá de 7 a 10 de Outubro, na FIL – Parque das Nações (Lisboa), haverá uma sessão de apresentação de Livros Infantis em Desenho Universal — educação inclusiva (dia 10 de Outubro, pelas 15 horas, no auditório do stand) «na qual serão bem-vindos profissionais, pais e crianças».
1. Que a língua evolui é consabido. Mas muitas vezes evolui em sentidos não tão lógicos quanto os esperados. É este o tema de um artigo de Ana Martins, no semanário Sol.
2. No 8.º Seminário da Lusofonia, em Bragança, Malaca Casteleiro alertou para o insustentável atraso na aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal, assim como para a longínqua unificação da ortografia nos oito países da CPLP.
3. No programa Língua de Todos, na sua emissão de sexta-feira, dia 2 de Outubro, às 13h15*, na RDP África (com repetição no sábado, dia 3, às 9h15*), vão estar em foco, ao longo de uma conversa com a professora Raquel Andrade, da Universidade Lusófona, as principais dificuldades dos alunos dos PALOP no ensino superior português. O Páginas de Português (domingo, dia 4 de Outubro, às 17h00*, na Antena 2) vai ser dedicado ao ensino universitário em Tradução e Escrita Criativa e aos desafios da língua portuguesa em Macau. São convidadas as professoras Raquel Andrade, da Universidade Lusófona, e Perpétua Santos e Silva, do ISCTE.
4. Dia 5 de Outubro, feriado em Portugal, não se realizará a actualização do consultório.
1. Bragança vai ter um Museu da Língua Portuguesa: anúncio feito na sessão de abertura do 8.º Colóquio da Lusofonia, em Bragança, a decorrer até sexta-feira. O projecto radica maioritariamente no recurso às novas tecnologias e percorrerá os temas da história da língua, variedades linguísticas e presença da língua portuguesa no mundo, entre outros.
2. Já se sabia que das regras gramaticais ao uso discursivo quotidiano vai uma grande distância. Mas quão grande é ela? E como ensinar a gramática assumindo, como é devido, esse desfasamento? São tópicos de reflexão de um artigo, publicado no jornal em linha Terra Magazine, do linguista brasileiro Sírio Possenti, professor da Unicamp.
1. Que tal a ideia de contar histórias ensinando a gramática e vice-versa? A ideia toma forma de álbum, na colecção Gramofone (Texto Editores). O último volume — Dom Mínimo, o Anão Enorme e Outras Histórias, de Luísa Costa Gomes — é dedicado aos adjectivos.
2. Em Vigo, as inscrições nos cursos do Instituto Camões (níveis inicial e intermédio) atingiram números máximos: uma média de quarenta alunos por curso. O Instituto Camões oferece, para cada nível, três cursos por ano lectivo.
Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) onde menos adultos falam uma língua estrangeira, segundo dados divulgados pelo Eurostat (o gabinete de estatísticas da UE). Mais de metade dos adultos entre os 25 e os 64 anos não fala qualquer língua estrangeira (a segunda pior posição na lista de países avaliados). Em relação ao número de alunos do ensino secundário, Portugal não disponibilizou dados ao Eurostat.
As crianças que falam duas ou três línguas dominam mais rapidamente a leitura e a escrita e, ao chegarem à idade adulta, o facto de falarem mais do que uma língua fá-las ter um melhor desempenho cognitivo em comparação com outras pessoas da mesma idade.
1. «É necessário diminuir a burocracia para favorecer a circulação de pessoas e bens nos países de língua portuguesa; mas é mais necessário ainda estabelecer um novo estatuto jurídico para os utilizadores do português, o que não pode deixar de se repercutir (apesar de reconhecermos que é um trabalho difícil) sobre o direito das organizações internacionais, nomeadamente da União Europeia, na qual Portugal deverá funcionar como plataforma de entrada dos agentes económicos, sociais e culturais dos restantes países de língua portuguesa.» É este o repto lançado neste dia num longo artigo de João Caetano e Mônica Villela Grayley, no jornal Público.
2. Um tópico interessante a estudar são as relações entre a estrutura clivada na frase e a gestão da interacção comunicativa: por exemplo, saber porque é que o discurso político não dispensa este molde de construção frásica.
1. Em Nome do Ouvinte, programa do provedor do ouvinte da rádio pública portuguesa, volta a debruçar-se sobre questões da língua. Na semana que ora termina, Adelino Gomes responde a uma pergunta de um ouvinte que não gosta de ouvir chamar arroba ao sinal gráfico @, usado nos endereços de correio electrónico, nomeadamente no programa Páginas de Português.
Em Nome do Ouvinte é um programa emitido semanalmente nos sete canais da RDP (ver aqui).
2. As eleições legislativas em Portugal serão o tema do programa Páginas de Português no domingo, 27 de Setembro, às 17h00*, na Antena 2. O que esperar do novo Governo para o ensino da língua portuguesa? A perspectiva — e os votos — de Paulo Feytor Pinto, presidente da Associação de Professores de Português.
*Hora oficial de Portugal continental.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações