A Academia Brasileira de Letras (ABL) anuncia a disponibilização em linha (em www.academia.org.br) da versão definitiva do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), adaptada às normas da nova ortografia da língua portuguesa, em vigor no Brasil desde 1 de Janeiro de 2009.
É de relevar, aliás, o constante empenho que várias instituições brasileiras aplicam na divulgação das novas regras ortográficas.
Por cá, o VOLP e o VOP são muito recentes ainda. E o trabalho de divulgação, e de formação dos vários profissionais da língua, ainda tem de vencer muitas resistências.
Destacamos, neste dia, uma análise crítica do VOLP, na forma de um artigo do nosso consultor D´Silvas Filho.
1. Depois do Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa. Contra o Acordo Ortográfico nasceu agora, no Twitter, um movimento de recolha de assinaturas destinado a suspender a lei da mudança ortográfica. Afinal, bastam 35 mil assinaturas para fazer revogar uma lei. Entretanto, a iniciativa já tem 47 mil apoiantes no Facebook.
2. Não definitivos parecem ser também os novos programas para o ensino básico em Portugal — pelo menos na feição em que foram divulgados há dois anos. Inês Sim-Sim, coordenadora do grupo de trabalho que está a definir as metas de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa, revelou que há ainda ajustes a fazer, de modo que os programas reflictam a reorganização curricular em gestação.
3. Moçambique terá, a partir de Agosto, o primeiro curso de mestrado internacional em Tradução em português. De assinalar também que a língua portuguesa tem conquistado um crescente número de falantes jovens das áreas urbanas.
Regressa o magazine apresentado pelo actor Diogo Infante e com a locução da jornalista Maria Flor Pedroso, agora na sua 6.ª série de programas à volta da língua portuguesa e das suas mil e umas histórias e curiosidades. E começa, precisamente, com o tema do multilinguismo nas escolas portuguesas: um recente inquérito registava, em cerca de 500 estabelecimentos de ensino do 1.º e do 2.º ciclos da zona da Grande Lisboa, alunos de 58 línguas diferentes.
Cuidado com Língua! repete nos demais canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na respectiva página na Internet, no sistema de podcast.
A ministra da Educação de Portugal garante que o processo de integração do Acordo Ortográfico nas escolas portuguesas se fará em plena articulação com todos os agentes educativos, particularmente com as editoras de manuais escolares. Cumulativamente, dá sugestões metodológicas sobre a gestão das duas grafias na sala de aula. Ouça aqui as suas declarações.
O Acordo Ortográfico entrará em vigor no sistema de ensino português a partir de Setembro de 2011. Até lá, os professores deverão preparar-se autonomamente para a mudança, com os recursos disponibilizados por vários meios e instituições. As acções de formação sobre este assunto não vão ser uma aposta do Ministério da Educação.
A Amazon passou a disponibilizar a ferramenta que permite o carregamento de livros para a loja do Kindle em mais três idiomas, incluindo o português. Um mês após a abertura da plataforma a outras línguas que não o inglês, autores independentes, profissionais ou amadores, com obras em português, passam a poder também converter os seus trabalhos em livros digitais para serem vendidos na loja da Amazon.
O Cuidado com a Língua! vai regressar ao horário nobre da RTP 1 das segundas-feiras, a partir do próximo dia 1 de Março (e com posterior repetição nos demais canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponivel na respectiva página na Internet, no sistema de "podcast". É a sexta série (composta por treze programas), que, tal como as anteriores, conta com a apresentação do actor Diogo Infante e com a locução da jornalista Maria Flor Pedroso. Ver sinopse do programa.
A sétima série, prevista para depois do Verão, abordará o tema do Acordo Ortográfico.
Está em preparação a definição de metas de aprendizagem para o ensino básico. Foi esta a justificação dada pelo Ministério da Educação português para a decisão de adiar a entrada em vigor dos novos programas de língua portuguesa dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.
A reacção da comunidade não foi positiva: estavam a decorrer acções de formação sobre os novos programas e os manuais escolares estavam a ser ultimados. Uma dúvida assoma na consciência de todos: trabalho deitado fora?
Tudo irá bem se acabar bem. Neste caso, acabar bem é aumentar o fluxo efectivo das aprendizagens dos alunos, de modo a tirar Portugal do 12.º lugar abaixo da média dos países da ODCE no que toca ao desempenho linguístico. Na lista de competências tem de estar, por exemplo, saber distinguir o registo escrito do registo oral.
O Dia dos Namorados globalizou-se. Mas, por cá, o dia para começar um namoro é quando um homem quiser. Ou, pelo menos, era assim. No Minho e Douro Litoral, principalmente, o lenço dos namorados era a declaração feita pela bordadeira ao rapaz do seu coração — ou "curaçon", como também aparece escrito.
O The Guardian distribuiu, na edição do dia 11 de Fevereiro, um pequeno livro de introdução à aprendizagem do português do Brasil. A oferta integra uma colecção destinada à promoção das línguas consideradas mais importantes para o século XXI: japonês, árabe, mandarim, hindi, russo e espanhol.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações