«A grande missão de um professor [de Português] é transformar o aluno num poliglota dentro da sua própria língua, [para] ele saber das variantes e utilizá-las adequadamente.»
As palavras são de Evanildo Bechara, conhecido gramático e académico brasileiro, que as proferiu numa entrevista concedida a Jô Soares no programa emitido pela Rede Globo em 2002. Recordemos este apontamento (também na rubrica Ensino) pela simplicidade com que o entrevistado esclarece velhas e temidas dúvidas de gramática e ortografia; assinale-se ainda o seu interesse para a discussão de um problema particularmente agudo no Brasil, mas igualmente sentido em todos os outros países de língua portuguesa (mesmo em Portugal): o conflito entre língua popular e língua culta, em especial no contexto escolar.
Outras entrevistas de Evanildo Bechara, a respeito de política de língua, ficam também disponíveis, a partir desta data, na rubrica Acordo Ortográfico (entrevistas de 2008 e 2013). Esta atualização inclui o consultório, onde se fala da sintaxe do verbo distar, do decalque do inglês «os locais» (= «moradores») e ainda da origem do topónimo Bardeiras.
A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos disponibilizam vários materiais de apoio ao ensino do português e promovem cursos individuais para estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.
Ajude-nos a viabilizar este serviço gracioso e sem fins lucrativos, que divulga, esclarece e debate questões da língua portuguesa na sua diversidade. Desde já, o nosso obrigado pelos contributos que nos forem enviados.