Galiza intensifica presença do português - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Galiza intensifica presença do português
Galiza intensifica presença do português
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 730

Na Galiza, o parlamento autonómico aprovou uma proposta – a iniciativa legislativa popular Valentín Paz-Andrade, já aqui referida – que pretende reforçar os vínculos desta região de Espanha com o mundo de língua portuguesa, dando incremento ao contacto com o português em vários níveis, do ensino ao acesso à comunicação social. O jornal corunhês La Voz de Galicia assinala este acontecimento como resultado de um «pacto político», sublinhando que para o consenso criado contribui o interesse económico dos países onde se fala português (ver também notícia no Faro de Vigo). Um apontamento da V Televisón dá conta da discussão da proposta no parlamento galego (em espanhol e galego):

 

Entretanto, no consultório:

– avalia-se o adjetivo afiliativo e o termo fusopatia quanto à sua boa formação;

– define-se o significado de «agora por isso» e o contraste entre biológico e orgânico;

– descreve-se a sintaxe do verbo designar.

 

Reiteramos os nossos agradecimentos a quantos têm destinado os seus donativos ao Ciberdúvidas. Lembramos que, para aceder a informação sobre como apoiar este serviço de acesso livre e sem fins lucrativos, deverão os consulentes premir o botão “Faça aqui o seu donativo”, nesta página, em cima, à direita. Outros esclarecimentos suplementares aqui.