Apesar de considerarmos que dizer muito em poucas palavras é uma arte, dificilmente resistimos ao pitoresco e à expressividade que frases feitas e outros idiomatismos conferem à fala e ao discurso, aparentemente contrariando ideais de economia e eficiência sistémica. No consultório, ao encontro desse prazer, comentam-se duas expressões desse tipo: «estar/andar em panos de vinagre» e «empurrar com a barriga». Nesta atualização, são igualmente abordados tópicos relacionados com a pragmática (atos ilocutórios), a toponímia (a etimologia de Isna) e a ortografia (alto-astral).
No programa Língua de Todos de sexta-feira, 9 de janeiro (às 13h30*, na RDP África; repetição em 10/01, às 9h10*), entrevista-se Gilda Santos sobre a digitalização do acervo do Real Gabinete Português da Leitura do Rio de Janeiro. Na emissão do Páginas de Português de domingo, 11/01, às 17h00, na Antena 2, propõe-se rever os vocábulos que foram candidatos ao passatempo Palavra do Ano de 2014.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.
As plataformas Ciberescola da Língua Portuguesa e Cibercursos prosseguem em 2015 a sua atividade de apoio ao ensino e aprendizagem do português (língua materna e não materna), desenvolvendo projetos no ensino público, facultando acesso gratuito a recursos diversificados e promovendo cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.
Para a manutenção do serviço aqui prestado, gracioso e sem fins comerciais, reiteramos o apelo SOS Ciberdúvidas – dirigido, em particular, a quantos, por esse mundo fora, reconhecem a importância deste espaço, como não outro similar no universo lusófono, consagrado, vai jás para 18 anos, à divulgação, ao esclarecimento e ao debate de temas da língua comum de oito povos.