♦ Regista-se novamente com apreço a alocução em língua portuguesa que Cristiano Ronaldo fez em agradecimento do prémio de melhor futebolista do mundo de 2016, atribuído pela FIFA. O gesto repete-se como atitude muito necessária à saúde do idioma, cuja promoção passa também por falá-lo frequentemente, com confiança, tornando-o audível nas mais diversas instâncias internacionais. Um bom exemplo para quantos, com responsabidades políticas, optam em sentido contrário. E bem contrastante com o que é regra dentro de portas, com comunicação mediática encharcada de anglicismos para tudo e para coisa nenhuma.
♦ Do consultor D'Silvas Filho, a rubrica Acordo Ortográfico (sub-rubrica Critérios a rever – propostas e sugestões) disponibiliza o conjunto integral das considerações que, sobre o tema, o autor divulgou recentemente na sua página pessoal e em versão mais reduzida no Pórtico da Língua Portuguesa, em 6/1/2017.
♦ Das muitas perguntas que chegam ao consultório, salientam-se três:
– o substantivo derivado de binário é "binaridade" ou "binariedade"?
– o superlativo absoluto sintético de autêntico é "autentiquíssimo"?
– e, afinal, vamos "direitos" ao assunto ou "diretos" a ele?
♦ Completando 20 anos de atividade – já!... – em 15 de janeiro p. p, o Ciberdúvidas assinala o seu aniversário nos programas que produz para a rádio pública portuguesa. O Língua de Todos de sexta-feira, 13 de janeiro (às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, 14 de janeiro, depois do noticiário das 9h00*), propõe um breve balanço do que tem sido este espaço ao serviço de quem, por esse mundo fora, quer saber sempre mais – e melhor – sobre o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Prícipe e Timor-Leste. O mesmo tema está também em foco no Páginas de Português de domingo, 15 de janeiro (na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, às 15h30*). Sobre este percurso de duas décadas conversa-se com um jornalista (António Loja Neves) e um linguista (o professor Malaca Casteleiro).
* Hora oficial de Portugal continental.