Consultório do Ciberdúvidas regressa a 6 de janeiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Consultório do Ciberdúvidas regressa a 6 de janeiro
Consultório do Ciberdúvidas regressa a 6 de janeiro
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 514

Como é tradição na quadra do Natal, também o consultório faz uma pausa nas suas atualizações, para regressar pouco depois do Ano Novo, a 6 de janeiro. Contudo, não deixarão de ficar em linha questões que aguardem resposta e novos artigos nas demais rubricas.

Neste período de balanço e de expetativa em relação ao novo ano, ocorre também assinalar em 2013 a drástica redução dos já escassos apoios que o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa recebia, não só agravando dificuldades de funcionamento mas retirando-lhe ainda capacidade para enfrentar os desafios e os custos decorrentes de um meio como a rede de Internet, onde a inovação é imparável. Por isso, lançámos o apelo SOS Ciberdúvidas – e continuamos a fazê-lo, no intuito de alertar todos os consulentes para a importância que neste momento tem a ajuda que generosamente puderem prestar à viabilização deste serviço sem fins lucrativos, que há quase 17 anos oferece um espaço de divulgação, reflexão e debate à volta de questões da língua portuguesa. Como sempre, fica a expressão do nosso reconhecimento pelos contributos enviados ou a enviar, com os nossos votos de bom Natal e ótimo ano novo.

O programa Língua de Todos de sexta-feira, 13 de dezembro (às 13h15* na RDP África; com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*), dá relevo à publicação de um estudo da Fundação Calouste Gulbenkian sobre o impacto das novas plataformas digitais na leitura. No Páginas de Português de domingo, 15 de dezembro (às 17h00, na Antena 2), comentam-se os dados respeitantes a Portugal no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) nas áreas de leitura, matemática e ciências.

* Hora oficial de Portugal continental.

Em O Nosso Idioma, o humorista português Ricardo Araújo Pereira manifesta surpresa perante uma lista para seleção da Palavra do Ano em 2013 (artigo original saído na revista Visão de 12/11/2013). Na mesma rubrica, Edno Pimentel relembra que com a preposição entre se usam os pronomes ti e mim, em mais uma crónica do uso angolano da língua portuguesa (texto publicado no semanário Nova Gazeta de 12/11/2013). No consultório, os apelidos (ou sobrenomes), os advérbios e os particípios passados voltam a ser motivo de dúvida.

Entretanto, e ainda propósito de palavras que de alguma forma têm feito a história de 2013, vale a pena registar um neologismo, que, pode-se dizê-lo, se tornou viral em publicações eletrónicas, blogues e redes sociais: ineptocracia, palavra decalcada do inglês ineptocracy (de inept, o mesmo que inepto, e cracy, equivalente ao elemento de composição -cracia).

Continuam abertas as inscrições nos cursos individuais de Português como Língua Estrangeira (Portuguese as a Foreign Language) na Ciberescola da Língua Portuguesa e na plataforma Cibercursos. Mais informações na respetiva página no Facebook e na rubrica Ensino.