Canto polifónico de fortes tradições na cultura popular da maior região de Portugal, o cante alentejano foi inscrito como Património Imaterial da Humanidade – em decisão anunciada neste dia pela UNESCO, em Paris, qualificando-o de «exemplar». Além do cante alentejano (vídeo ilustrativo a seguir) – cuja proposta remonta a Março de 2012 –, a 9.ª sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, reunida na capital francesa, contemplou também a dança e luta de raiz afro-brasileira roda de capoeira, entre 46 candidaturas etnoculturais de todo o mundo.
Em 2011 fora já o fado a beneficiar do mesmo reconhecimento.
Mais sobre a presente atualização do Ciberdúvidas:
• Na Montra de Livros, deixámos uma referência ao recém-publicado Dicionário Global da Língua Portuguesa – Autoexplicativo com exemplos contextualizados, obra da autoria do jesuíta português Jaime Coelho, que integra 55 mil entradas, entre provérbios, locuções, idiomatismos, expressões de diversificado sentido.
• De outro livro, "A Língua Portuguesa – Teoria, Aplicação e Investigação", falamos no programa "Língua de Todos" (RDP África, dias 28 e 29/11, depois das 17h00 e 09h00 *, respetivamente), como uma conversa com a autora, a linguista portuguesa Maria Helena Mira Mateus.
• Já no programa "Páginas de Português" (Antena 2, 30/11, depois das 17h00 *), assinala-se o lançamento, em Londrina, do Atlas Linguístico do Brasil, uma iniciativa da Universidade Estadual de Londrina (Paraná).
• Finalmente, no consultório, esclarecemos estas cinco dúvidas: Qual a definição de «mudança linguística»? + É "cromossoma" (e não “cromosoma”) porquê? + «Viajar para São Paulo» ou «viajar a São Paulo»? + Um caso de epêntese + "Demos" (PB) e "dêmos" (PE).
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.