Obra que reúne 12 dos mais importantes artigos escritos pela autora, no período de 2001 a 2012, consagrados ao estudo das línguas e à apresentação de resultados da investigação sobre questões particulares do português. Considerando que a relação entre língua e cultura é um tema que ultrapassa as análises exclusivamente linguísticas, na Parte 1 apresentam-se sumariamente as posições de filósofos e linguistas que se pronunciaram, em diversas épocas, sobre essa interrelação e sugerem-se estratégias adequadas para a difusão do português no mundo. A Parte 2 discute aspetos concretos resultantes do ensino do português como língua materna, tendo presente que a escola atual é um lugar de diversidade multilinguística e multicultural. Na Parte 3 referem-se questões gramaticais que preocupam gramáticos e linguistas do século XVI até ao presente. Os artigos incluídos na parte IV apresentam análises peculiares do português e mostram a importância da investigação neste domínio para responder a uma das interrogações propostas no livro: «Língua e cultura: onde estão as marcas da nossa identificação?».
[da sinopse do livro.]
Vide, ainda: Um livro de linguística, com pertinência social e cultural
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações