Cabo Verde e Portugal: Acordo Ortográfico ainda este ano - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Cabo Verde e Portugal: Acordo Ortográfico ainda este ano
Cabo Verde e Portugal:
Acordo Ortográfico ainda este ano
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 750

1. Os ministros da Cultura de Cabo Verde e Portugal, Manuel Veiga e Pinto Ribeiro, respectivamente, concordaram em acertar uma data comum para a entrada em vigor do Acordo Ortográfico ainda este ano nos dois países. O ministro português manifestou o desejo de este compromisso se alargar de forma concertada a toda a Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), mas considera que «não é possível esperar mais uns pelos outros».

Chagall2. No programa Cuidado com a Língua! de segunda-feira, 9 de Fevereiro (RTP 1, às 21h15, hora oficial em Portugal continental), Diogo Infante contracenará com Rita Blanco, à volta do léxico do amor e da paixão. Por exemplo, a diferença entre uma e outra palavra, nas suas várias acepções. Ou quando se utiliza boda, no singular, e bodas, no plural. Ou, ainda, sobre a origem da expressão «anda mouro na costa». E qual é o erro mais recorrente nas frases com o verbo gostar? O programa é repetido nos canais internacionais da televisão pública portuguesa ou, em diferido, aqui.

3. Na actualização deste dia, salienta-se uma pergunta recorrente: as unidades (peso, medida e outras) têm plural? Têm, como mostra a resposta sobre decibel, cujo plural é decibéis.