Ano novo com um Ciberdúvidas renovado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Ano novo com um Ciberdúvidas renovado
Ano novo com um Ciberdúvidas renovado
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 533

Em nova plataforma e um design diferente são algumas mudanças no Ciberdúvidas, a partir do 15 de janeiro, coincidindo com o seu 16.º aniversário. Daremos oportunamente os pormenores destas e de outras novidades.

Até lá, e pelas razões já aqui enunciadas, mantemos interrompido o consultório, não deixando, no entanto, de atualizar o que for de atualizar. É o que acontece nesta data, com algumas respostas que aguardavam publicação, quase todas elas dedicadas a usos populares, nem sempre aceites pela norma. Por exemplo: estará correta a forma "xotar" em lugar de enxotar? Diz-se «posto de luz», ou «poste de luz»? E que significa «vestir comigo» no português de Angola?

Uma seleção destas e doutras respostas encontra-se igualmente disponível no Facebook, agora também em registo áudio, como acontece com dois apontamentos, um sobre a expressão «dar um frango» e outro de certo modo a propósito das inevitáveis previsões que um ano novo motiva: «Em ano bom, o grão é feno; em ano mau, a palha é grão.»

A todos os que nos acompanham, os votos de boa entrada no ano de 2013!

* Para qualquer assunto não relacionado com dúvidas linguísticas, pedimos que nos contactem pelo endereço habitual: ciberduvidas@ulusofona.pt.

Como foi aqui referido, é grande a expetativa à volta de alguns acertos que a Academia Brasileira de Letras vai propor para a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO). Deixamos a seguir ligação para algumas notícias mais recentes sobre o debate que a vigência do AO tem suscitado não só no Brasil mas também noutros países lusófonos:

Linguista aponta falta de amadurecimento no texto do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Escritores lusófonos acreditam que acordo não altera a prosa

Países africanos têm papel decisivo na afirmação do português


A generosidade de quantos se interessam pela língua portuguesa tem permitido nos últimos meses ao Ciberdúvidas assegurar a sua continuidade como serviço de acesso gracioso e sem fins lucrativos. Daí, os renovados agradecimentos aos amigos que responderam positivamente à campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos para a participação neste movimento podem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.

texto descritivo da imagem

Cibercursos

Para aprender o português ou aperfeiçoá-lo, porque não experimentar os recursos da Ciberescola e dos Cibercursos? Exercícios, testes-diagnósticos, cursos e um programa de aprendizagem colaborativa, tudo isto está ao alcance de quem quer falar a língua portuguesa. Mais informações aqui.