1. «Muito mais do que a questão técnico-linguística, o Acordo Ortográfico é uma questão político-estratégica. [Sobre ele e contra ele, em Portugal] até aqui já se disse e escreveu quase tudo e o seu contrário (...); o que importa agora é começar a praticá-lo», escreve Fernando Santos Neves, em artigo ("Onze Teses contra os inimigos do Acordo Ortográfico”) dado agora à estampa no jornal Público de 9/8/2010. Um artigo que retoma, mais desenvolvidamente, um anterior texto publicado no Jornal de Letras do dia 14/8/2008, em linha aqui também, no Ciberdúvidas.
2. O Português – a disciplina com mais estudantes que a ela recorreram à 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário em Portugal – voltou a registar uma média negativa ainda mais acentuada do que em relação ao ano anterior, de 2010. Uma realidade que só reforça a importância da revalorização conferida ao estudo da gramática no novo programa de Português do ensino básico, em Portugal, em vigor já a partir de Setembro próximo.
3. Em 5 de Setembro, voltamos com a actualização regular do consultório do Ciberdúvidas. Até lá, mantém-se no Facebook uma selecção diária dos seus mais relevantes conteúdos e novos textos entretanto colocados em linha, como o deste dia. E continuamos sempre disponíveis pelo endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.