1. A revalorização do estudo da gramática é uma das principais novidades do novo programa de Português do ensino básico, em Portugal. Segundo notícia do jornal Público, o novo programa – que entrará em vigor já em Setembro próximo, para o 1.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade, os primeiros dos três ciclos do ensino básico – foi elaborado por uma equipa coordenada pelo ex-reitor da Universidade Aberta Carlos Reis. O retomado primado do «conhecimento explícito da língua», em detrimento da anterior designação «funcionamento da língua», pretende ser a resposta à grande lacuna detectada uma vez mais neste ano nos exames nacionais do 12.º ano dos alunos portugueses: nas questões de gramática, precisamente.
2. Outra novidade do novo ano lectivo no ensino básico e secundário em Portugal é, como se sabe, a adopção do Acordo Ortográfico, cujos pormenores e esclarecimentos orientadores à comunidade escolar em geral podem ser encontrados na página da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, na Internet. Por exemplo, esta conferência dos linguistas Margarita Correia e José Pedro Ferreira.
3. Em Setembro, no dia 5, retomaremos a actualização regular do consultório do Ciberdúvidas – que mantém no Facebook uma selecção diária dos seus mais relevantes conteúdos e novos textos entretanto colocados em linha. E continuamos sempre disponíveis pelo endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.