Os maus resultados dos exames de Português de 9.º e 12.º ano em Portugal – os piores em 14 anos de exames nacionais no ensino secundário – deram origem a observações várias: a culpa é da gramática («As perguntas de gramática também não ajudaram», lê-se no lead do jornal "Público"); os alunos deviam fazer um treino prévio para responder em contexto de exame, etc. Mas há uma realidade de fundo: é que, apesar de lhes serem apresentados exames fáceis (ou acessíveis, como comummente são qualificados), os alunos não conseguem realizá-los com um grau de sucesso satisfatório (os alunos «voltaram também, como há três anos, a confundir sensações com sentimentos», lê-se igualmente no mesmo texto do "Público").
Neste dia, Maria Regina Rocha explica porque é que, na sua perspectiva, a construção «há X dias/anos/meses atrás» é incorrecta, apesar de largamente usada (o CETEMPúblico apresenta 1580 ocorrências apenas para a concordância "anos" + "atrás").
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